Argentina Pereira Gomes: disseminação de “inovações” didáticas na educação primária na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS02

Resumo

A educadora Argentina Pereira Gomes (1916 a 1962) foi normalista e professora de Língua Portuguesa. Lecionou para crianças e adolescentes na cidade de João Pessoa, Paraíba, nas principais escolas da capital: Grupo Escolar Epitácio Pessoa, Escola Normal, Liceu Paraibano, Escola Nossa Senhora das Neves. Questionou-se que formação educacional e ideias pedagógicas foram desenvolvidas por Argentina Gomes para que esta se constituísse uma educadora de relativa visibilidade na memória coletiva local, no segundo quartel do século XX. Objetivou-se compreender a trajetória formativa e profissional de Argentina Pereira Gomes, na interface com os seus métodos didáticos no contexto sócio histórico educacional da década de 1930, que lhe conferiram imortalidade no imaginário social. Desenvolveu-se uma pesquisa biográfica, amparada teoricamente na História Cultural, que utilizou fontes documentais — decretos, fotos, reportagens de jornal e revista — entrecruzadas com fontes orais coletadas por meio da história oral com 6 colaboradores. Constatou-se que Argentina Gomes era uma menina interiorana pobre com educação familiar patriarcalista e religiosa. Contudo, teve a oportunidade de migrar para capital e estudar na Escola Normal e, ao se formar professora, atuou nas principais instituições de ensino de João Pessoa, adotando os ideais de Pestalozzi, Froebel e, posteriormente, da Escola Nova, disseminando-os ao escrever artigos na Revista do Ensino, descrevendo métodos didáticos ativos, uma inovação para o cenário educacional da época, marcado pela pedagogia tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em  Educação  pela Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE).

 

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" HISTEDBR/GT-PB.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Mendes, M. C. F., Fialho, L. M. F., & Machado, C. J. dos S. (2019). Argentina Pereira Gomes: disseminação de “inovações” didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 527–550. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS02