O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar

Autores

  • Matheus Bernardo Silva Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS09

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico-metodológico, cujo intuito foi constatar que o paradoxo da educação física escolar se aloja nas perspectivas díspares oriundas, por um lado, pelas ciências naturais e, por outro, pelas ciências humanas. Tal paradoxo é constituído, portanto, pelo colonialismo epistemológico que a educação física escolar se encontra atualmente. Em contrapartida e como alternativa de superação deste paradoxo, explicita-se a condição de a educação física escolar ser compreendida como uma modalidade de educação e, por conseguinte, estar balizada por uma ciência da e para a educação; isto é, uma teoria da educação que tenha a prática pedagógica como ponto de partida e de chegada do processo educativo escolar.

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Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Pós-Doutorando em Educação pela UNISUL. Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UFPR. Licenciado em Educação Física pela UNESC.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Silva, M. B. (2018). O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1170–1189. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS09