O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS02

Resumo

O desenvolvimento da sociedade capitalista e tecnológica traz, em seu bojo, um paradoxo: ao mesmo tempo que desenvolve as potencialidades da razão humana, torna essa mesma razão um instrumento de manipulação e de poder. Tomando essas considerações, a partir do pensamento do filósofo Herbert Marcuse, o artigo objetiva demonstrar que esse paradoxo da sociedade, que determina o pensamento e as ações dos indivíduos, afirma-se também na educação brasileira e se expressa na relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho amparado pela mais-repressão, pois, ao mesmo tempo que essa  educação defende uma formação democrática, igualitária e cidadã, ela leva os indivíduos à alienação e ao sofrimento ao empreender tal formação com um caráter mercadológico. Apesar desse paradoxo que se instaura na sociedade e, em consequência, na educação, Marcuse defende a possibilidade de romper com a dominação que aí se estabelece, a fim de suprimir a mais-repressão, tendo em vista a aquisição de um princípio de realidade emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adauto Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação. Mestre e Graduado em Filosofia. Professor de Filosofia da UFC. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa: Teoria Crítica, Filosofia e Educação, certificado pelo CNPq.

E-mail: [email protected]

 

 

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação, Mestre e Graduada em Filosofia, Graduada em Serviço Social. Professora de Filosofia da FACED/UFC. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia da UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana - GEPOS, certificado pelo CNPq.

E-mail: [email protected].

 

 

 

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Silva Filho, A. L. da, & Lopes, F. M. N. (2018). O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1022–1040. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS02