Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo

André Luis Trevisan, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, Sonia Abrantes Garcez Palha

Resumo


Considerando que o processo de elaboração, aplicação e refinamento de tarefas que façam uso de TDIC configura-se como uma importante atividade no âmbito do ensino, o objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os resultados de uma experiência de ensino na qual foi proposta uma tarefa com uso do Geogebra na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, adota pressupostos da pesquisa baseada em design e apresenta uma análise retrospectiva de dados oriundos do trabalho com uma tarefa para exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas. Como resultado desta reflexão, evidencia-se uma suposta “falha” na interação entre os estudantes e o aplicativo, relacionada com aspectos do ambiente de aprendizagem, por sua vez inter-relacionados entre si, a constar: o enunciado da tarefa; a TDIC; a interpretação das ações, explicações e interação dos estudantes; a interação entre professor e estudantes no processo de formalização. Este resultado confirma a importância de uma análise integrada de experiências de ensino e permite apontar sugestões específicas para um melhoramento da interação entre os estudantes e o aplicativo em termos de elaboração da tarefa e do ambiente de ensino e de aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS06

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Editora Universitária Champagnat