Tecnologias assistivas e inclusão escolar: o uso do software GRID 2 no atendimento educacional especializado a estudante com autismo em uma escola pública do Distrito Federal

Autores

  • Flávia Ramos Cândido Universidade de Brasília
  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS12

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo analisar o uso do software GRID 2 e sua implicação nos processos de ensino-aprendizagem, comunicação e inclusão escolar de um estudante com autismo do Distrito Federal. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Bersch (2009), Galvão Filho & Damasceno (2006) e Salomão (2013) e buscou compreender a organização do trabalho pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado ao estudante com necessidades educacionais específicas (NEE). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que, conforme Barbier (2002), é apoiada em procedimentos cíclicos de reflexão e ação para favorecer o processo de mudança; o estudo de caso complementou o percurso metodológico. O estudo registrou maior articulação e colaboração entre os profissionais envolvidos no atendimento ao aluno, com evidência de melhora na sua comunicação e perspectiva de inclusão escolar por meio da tecnologia assistiva, e apontou para a necessidade de se investir na formação de professores de salas regulares e de sala de recursos multifuncionais para o uso dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Ramos Cândido, Universidade de Brasília

Mestre em Educação - Universidade de Brasília. Área de atuação: Educação Inclusiva e Novas Tecnologias. Especialista em Docência do Ensino Superior (2012). Especialista em Psicopedagogia Reeducativa: Clínica e Institucional (2007). Graduada em Pedagogia - Universidade de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tutora de cursos on line - plataforma Moodle. Experiência em atendimento clínico psicopedagógico de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, atuando na área de Educação com ênfase na Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade e tecnologia educativa aplicada a Educação Inclusiva, temática étnico-racial e na interferência desses fenômenos nos processos de ensino e de aprendizagem.

Amaralina Miranda de Souza, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educación à Distancia - UNED - Espanha (2006), é Mestre em Educação Especial, pela Universidade de Salamanca - Espanha (2000), com estudos sobre a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especificas (NEE) nos diversos contextos educativos formais e não formais .Tem Especialização na área da Educação Especial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ -1980) e na área da Educação à Distância, pelo Instituto IberoAmericano de Educación a Distância - IUED / UNED - Espanha - (2000). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977), tem experiência em atendimento clínico e terapêutico de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e na área da Educação Especial, inclusão e aprendizagem multimídia . Atua como docente na graduação em Pedagogia e no Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Cândido, F. R., & Souza, A. M. de. (2018). Tecnologias assistivas e inclusão escolar: o uso do software GRID 2 no atendimento educacional especializado a estudante com autismo em uma escola pública do Distrito Federal. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 839–865. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS12