Participação e representatividade nas pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação

Autores

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí (REJ)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Barra do Garças – MT – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS03

Resumo

Na organização dos sistemas e redes municipais de educação, os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) podem assumir um espaço importante na proposição de políticas educacionais que apoiem o desenvolvimento de uma escola de qualidade socialmente referenciada. Diante disso, este texto tem por objetivo contribuir com o avanço na produção do  conhecimento sobre os CMEs, sua natureza, funções e relevância, tomando por base como as pesquisas realizadas no estado de Goiás sobre a temática debatem a participação e a representação social nesses Conselhos. Para tanto, realizou-se o estado do conhecimento em dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação em Goiás. Foram encontrados cinco estudos envolvendo os CMEs, com diferentes objetos, porém a análise dos dados permitiu inferir que não há nenhuma pesquisa que aborde diretamente a questão da participação e da representação social nos Conselhos. Contudo, considerando que essas categorias são elementos fundamentais na implementação da gestão democrática, todos os estudos abordam essa problemática destacando que nos conselhos pesquisados ainda se perpetuam práticas burocráticas e há pouca representatividade. Além disso, ainda estão extremamente atrelados ao poder executivo municipal, minimizando seu potencial e sua atuação no que se refere à mediação dos interesses da comunidade e à organização da educação pública.

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Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí (REJ)

Doutora em Educação – FE/USP

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e  do Programa Pós-Graduação em Educação-  Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí (REJ)

Jataí – GO- Brasil.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Barra do Garças – MT – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente do Instituto de Ciências Humana e Sociais (ICHS)  

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Barra do Garças – MT 

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Alberto Vicente de Oliveira, C., & de Nez, E. (2018). Participação e representatividade nas pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 348–368. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS03