Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo

Autores

  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Guarulhos/SP
  • Werley Carlos de Oliveira Serviço Social do Comércio - Sesc SP
  • Ana Maria Di Grado Hessel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO02

Resumo

Este artigo aborda as interações vivenciadas por alunos em uma comunidade de prática online criada para dar sustentação a um curso no formato e-Learning, para funcionários da área de logística do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP). Trata-se de um estudo de caso etnográfico, cujo objetivo foi investigar o papel do fórum de discussões online tendo como fio condutor reflexões oriundas da teoria da  complexidade, por meio de conceitos como autopoiese, auto-eco-organização e circularidade, usados como fundamentos explicativos dos aspectos observados. Os resultados mostram a utilização da educação online como meio de criar redes que podem contribuir para o fortalecimento de uma cidadania planetária, uma vez que explora uma proposta pedagógica ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar malhas solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, que são favorecidos pelas reflexões advindas de problemas emergentes e suas possíveis soluções que podem ser instigadas por meio do protagonismo na formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Guarulhos/SP

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Werley Carlos de Oliveira, Serviço Social do Comércio - Sesc SP

Doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos, graduado em Criação e Desenvolvimento de WebSites pela Universidade Anhembi-Morumbi.

Trabalha no Sesc SP, na área de Educação Corporativa com implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvimento de cursos nos formatos presencial e a distância.

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutora e mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. É Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC/SP; atua como pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD/PUCSP.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Pesce, L., Oliveira, W. C. de, & Di Grado Hessel, A. M. (2018). Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 462–477. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO02