O controle social nas ações do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros a partir da perspectiva dos conselheiros

Autores

  • Jeovandir Campos do Prado Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Araguari, MG Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cecídia Barreto Almeida Universidade Estadual de Montes Claros/MG Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cláudia Rosane Parrela Universidade Estadual de Montes Claros /MG. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS04

Resumo

O presente artigo intentou compreender, a partir das ações do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros, formas de efetividade do controle social sob a perspectiva de atuação dos Conselheiros. Objetivou-se inferir se as práticas desenvolvidas, no âmbito do respectivo Conselho, contribuiram diretamente para o exercício do controle social do direito à educação para todos. Entende-se, a partir do proposto pelo Instituto Pólis (2008), que o controle social se faz importante para garantir que as políticas governamentais atendam, de fato, às necessidades prioritárias da população, concernente à melhora dos níveis de oferta e de qualidade dos serviços, assim como o controle e fiscalização dos recursos públicos. A participação ampla da sociedade no controle social fortalece as políticas públicas, tornando-as mais adequadas às necessidades da coletividade e ao interesse público com relação ao seu alcance e finalidade. Desse modo, o procedimento metodológico utilizado se apoiou em análise documental através do regimento interno e de atas, de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com conselheiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeovandir Campos do Prado, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Araguari, MG Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação na mesma Universidade. Atua como Professor do Ensino Básico na Rede Estadual de Minas Gerais, além de fazer parte do Grupo de Pesquisa: Estado, Democracia e Educação (GPEDE), também na Universidade Federal de Uberlândia.

Cecídia Barreto Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros/MG Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1992), especialização em Docência do Ensino Superior e mestrado em Educação. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Uberlância - UFU.

Cláudia Rosane Parrela, Universidade Estadual de Montes Claros /MG. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda (2016) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Pós-graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações SOEBRAS - Núcleo Montes Claros (2010) e em Psicopedagogia pela UNIMONTES (2001). Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério  Atua como docente da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Campos do Prado, J., Almeida, C. B., & Parrela, C. R. (2018). O controle social nas ações do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros a partir da perspectiva dos conselheiros. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 369–389. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS04