Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro Didático: aproximações necessárias

Autores

  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Karine Bueno do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Micheli Bordoli Amestoy Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO05

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais as influências do processo de formação docente no primeiro ano do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na escolha do livro didático (LD) para o Ensino Médio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em 2014 em um município do interior do Rio Grande do Sul, em uma escola de periferia. Dez professores de diferentes áreas do conhecimento e uma coordenadora/supervisora foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. O processo de escolha do LD caracterizou-se pelo individualismo, culminando na ausência de diálogos e reflexões entre todos os docentes. Porém, mesmo individualmente, notaram-se indícios positivos do Pacto na escolha dos LDs e no cotidiano dos docentes. Contudo, grandes mudanças, principalmente relacionadas a um “redesenho curricular”, não se concretizam em ações isoladas; para que ocorram é preciso compreender a escola como unidade de múltiplas facetas, que necessitam problematizar, dialogar e refletir entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM). 

Karine Bueno do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Secretária Pedagógica da Universidade de Cruz Alta (RS)

Micheli Bordoli Amestoy, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel (2011) e Licenciada (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2015); Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e faz parte do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA/ UFSM.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Caldeira Brant de Tolentino Neto, L., Bueno do Nascimento, K., & Bordoli Amestoy, M. (2018). Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro Didático: aproximações necessárias. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 526–550. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO05