Contribuições dos Quefazeres de Paulo Freire para a educação do campo hoje

Autores

  • Sheila de Fatima Mangoli Rocha Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) http://orcid.org/0000-0002-3986-6157
  • Dirlei de Azambuja Pereira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO04

Resumo

É necessário buscar contribuições teórico-metodológicas para a prática docente em Freire para a concretização da educação popular do campo. A presente pesquisa teórico-bibliográfica objetiva problematizar os quefazeres da teoria freiriana frente às práticas pedagógicas, no que compete à busca por uma educação que possa contribuir com a construção de uma sociedade justa e igualitária, na medida em que atenda às necessidades das classes populares, tendo a realidade do campo como ponto de partida. Para tanto, três categorias de análise foram elegidas, são elas: formação humana, tema gerador e a conjugação entre saberes científicos e populares. Embora esse educador seja considerado um dos principais referenciais, ainda existe carência de estudos sistemáticos de suas contribuições em categorias que visem a favorecer o preenchimento de lacunas nas práticas educativas de desenvolvimento do campo. Por fim, faz-se necessário avigorar que a educação não seja meio de fuga do campo, mas de obtenção de melhoria das condições de vida; reivindicação de um projeto de formação aliado a um modelo de agricultura que não mate a dignidade do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila de Fatima Mangoli Rocha, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Ciências Agrárias-Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal da Bahia.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Prof. Titular Aposentado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania da Unoesc e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) da UFPel

Dirlei de Azambuja Pereira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Educação (UFPel). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Vice-líder do Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social).

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Rocha, S. de F. M., Ghiggi, G., Chaves, P. M., & Pereira, D. de A. (2018). Contribuições dos Quefazeres de Paulo Freire para a educação do campo hoje. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 949–973. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO04