Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões

Autores

  • Ana Paula Cordeiro Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), professora assistente do Departamento de Didática da mesma instituição, Marília, SP - Brasil
  • Luciana Aparecida de Araujo Penitente Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), professora assistente do Departamento de Didática da mesma instituição, Marília, SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS03

Resumo

Pensar a pesquisa com crianças, dando vez e voz a elas é uma discussão que se faz ainda recente. Com o intuito de estabelecer algumas reflexões em torno das questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças esperamos, com esse artigo dar visibilidade a pressupostos teóricos de autores que se preocupam em colocar a criança e a infância no centro do processo de pesquisa. Contribuindo com essa discussão, esse texto será dividido em três momentos: inicialmente trazemos algumas contribuições da Sociologia da Infância e das diversas áreas do conhecimento para pensar a pesquisa com crianças. Num segundo momento, nos propomos a discutir alguns métodos e procedimentos que podem favorecer o desenvolvimento das pesquisas com crianças. Ao traçar a evolução histórica relacionada às pesquisas com crianças e resgatar a concepção de infância e de criança enquanto ser ativo e produtor de cultura, nos dirigimos para o terceiro momento do trabalho, apresentando alguns resultados e conclusões desse estudo, que podem orientar o nosso olhar na busca de instrumentos de pesquisas capazes de captar o que as crianças pensam, sentem e constroem no mundo em que vivem e convivem. 

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Cordeiro, A. P., & de Araujo Penitente, L. A. (2014). Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 61–79. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS03