Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino

Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo


Este estudo se propõe a investigar como um acervo didático, elaborado à luz das metodologias ativas e voltado para o ensino de estratégias de leitura, pode contribuir para o aprimoramento da compreensão leitora de alunos do 5º e do 8º anos de uma escola municipal. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualiquantitativa, em que os alunos foram submetidos a um pré e um pós-teste cloze, realizados antes e após a interação com um acervo didático. O tratamento dos dados coletados seguiu a avaliação quantitativa. Como resultados, constatou-se que, após a interação com o acervo didático, o percentual de evolução do 5º ano foi de 23,4%, ao passo que a evolução do 8º ano foi de 12,05%. Esses dados são significativos em relação ao pouco tempo de interação com o material, validando a pertinência do ensino de estratégias de compreensão leitora numa perspectiva das metodologias ativas de ensino.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Diálogo Educacional