Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal

Autores

  • Evelyn Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Maria João Mogarro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07

Resumo

Este artigo trata das estratégias católicas de formação docente utilizadas no Brasil e em Portugal a partir da circulação de modelos culturais e pedagógicos que contribuiu para configurar os debates e as práticas educacionais nesses dois países. Dois periódicos foram considerados como fontes privilegiadas neste trabalho: O Boletim Catequético e o Boletim Escola Portuguesa. Ambos, destinados a professores, foram analisados considerando as estratégias de produção e práticas discursivas mobilizadas por esses periódicos com o objetivo de formar um perfil de professor que conjugava em si valores e comportamentos coerentes com os projetos educacionais do Estado e da Igreja. O aporte teórico metodológico se apoiou nas representações e nas práticas discursivas desses dois boletins, considerando a circulação de saberes pedagógicos que serviram para configurar saberes inerentes à formação e à profissão docente, a partir da ótica de Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011, 2012) e Pintassilgo, Mogarro & Henriques (2010, 2012). A análise desses periódicos permitiu verificar que os projetos educacionais veiculados pelos católicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, se valeu de uma amálgama de várias fôrmas para instituir um projeto de educação eficaz em sintonia com os princípios dos regimes de cada país.keywords: Circulação de modelos culturais. Impressos. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, M. M. C. (1998) Molde Nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: EDUSF.

ELIAS, N. Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.

FOUCAULT, M. A governamentalidade. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

HANSEN, D. T. Exploring the moral heart of teaching. Toward a teacher’s creed. New York and London: Teachers College Press, 2001.

LENA, A. de. A Escola Nova. Brotéria Revista contemporânea de cultura, Lisboa, vol. XV, fasc. 2-3, p. 81-87, 1932.

MAGALDI, A. M. B. M. Lições de Casa: discursos pedagógicos destinados à família no Brasil. Belo Horizonte: Argumentvm, 2007.

MOGARRO, M. J. A formação de professores no Portugal contemporâneo — A Escola do Magistério primário de Portalegre, 2001. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Ciencias de Educación de la Universidad de Extremadura, 2001.

______________. Escolanovismo e modelo católico de leitura na circulação e apropriação de modelos culturais: os manuais brasileiros nas bibliotecas de formação de professores de Portugal. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação: A educação e os seus sujeitos na história, Goiânia: Universidade Católica de Goiás/SBHE, v. 1. p. 1-20, 2006.

MOGARRO, M. J.; PINTASSILGO, J. & HENRIQUES, R. P. Das escolas normais às escolas do magistério primário: percurso institucional e enquadramento legal. In J. Pintassilgo (Coord.). As escolas de formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória. Lisboa: Colibri, 2012, p. 7-42

NÓVOA, A. Le Temps des Professeurs - Analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe siécle). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.

_____________. Uma Educação que se diz nova? In: A. Candeias, A. Nóvoa, M. H. Figueira. Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941). Lisboa: Educa, 1995, p. 25-41.

ORLANDO, E.; MOGARRO, M. J. Fôrmas e sentidos de educar: Escola Nova católica e formação docente em dois projetos de educação nacional. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços & Patrimônios Escolares,. Anais do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços &

Patrimônios Escolares. Lisboa: Editora da Universidade de Lisboa, p. 01-12, 2012.

ORLANDO, E. “Educar-se para educar: o projeto pedagógico do Monsenhor Álvaro Negromonte dirigido a professoras e famílias através de impressos (1936-1964). 2013. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PINTASSILGO, J. História da Formação de Professores. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.

PINTASSILGO, J. (Coord.). As escolas de formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória. Lisboa: Colibri, 2012.

PINTASSILGO, J. & MOGARRO, M.J. & HENRIQUES, R. P. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Colibri, 2010.

SGARBI, A. D. Igreja, Educação e Modernidade na década de 30: escolanovismo católico construído na CCBE divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 1997.

STRANG, B. L. S. (2008). O saber e o credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). 2008. Tese (Doutoramento), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Almeida Orlando, E., & Mogarro, M. J. (2015). Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 15(46), 749–769. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS07