A emergencia global climática e o green new deal: reflexôes acerca da justiça climática e das disposições do Acordo de Paris

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/revdireconsoc.v15i1.29909

Palavras-chave:

Acordo de Paris; emergência global climática; green new deal; IPCC; justiça climática.

Resumo

Atualmente, o Acordo de Paris é o documento que representa a ciência das nações acerca da emergência global climática. Os recentes relatórios publicados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC alertam sobre a crise iminente no caso de manutenção dos padrões das atividades antrópicas. Nesse contexto parecem pouco eficazes os programas e os mecanismos desenvolvidos, até agora, para a persecução de um aumento de temperatura média global abaixo de 1,5ºC em comparação aos níveis pré-industriais. O presente trabalho, resultado de pesquisa bibliográfica e de documentos, com a aplicação do método hipotético-dedutivo, privilegia o âmbito disciplinar do direito internacional em diálogo com os estudos socioambientais e a ecologia para focalizar a justiça climática como demanda e prerrogativa das novas gerações.  As hipóteses, ao final verificadas, seguem no sentido de afirmar que: 1) efetivamente ainda não foram produzidos resultados que contemplem plenamente os objetivos perseguidos pela UNFCCC; 2) para enfrentar os impactos da emergência climática, os pressupostos da justiça climática e as disposições do Acordo de Paris representam um impulso importante para um imprescindível Green New Deal global. A conclusão enfatiza que o enfrentamento da emergência global climática perpassa por uma abordagem multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Bernardo Milchert, Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli

Dottorando di Ricerca em Diritto Comparato e Processi di Integrazione na Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli – UNICAMPANIA (Caserta, Itália). Pós-Graduado lato sensu em Direito Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Fundador e Diretor da organização da sociedade civil Ruptura (www.projetoruptura.org). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER. Advogado.

Milena Petters Melo, Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli

Professora do Doutorado em Direito Comparado e Processos de Integração da Università degli Studi dela Campania Luigi Vanvitelli – UNICAMPANIA (Caserta, Itália). Professora Titular de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Sustentabilidade, Universidade Regional de Blumenau – FURB (Blumenau-SC, Brasil). Pesquisas em nível de pós-doutorado junto ao Centro di Ricerca sulle istituzioni Europee – CRIE, UNISOB, Itália. Doutorado em Direito, Università degli Studi di Lecce – UNISALENTO, Itália. Professora de Teoria da Constituição e Políticas Constitucionais, PPGD FURB. Diretora do Centro de Pesquisas em Constitucionalismo, Internacionalização e Cooperação – CONSTINTER, Brasil. Coordenadora para a área lusófona do Centro Euro-Americano sulle Politiche Costituzionali – CEDEUAM, Itália.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

MILCHERT, A. B.; MELO, M. P. A emergencia global climática e o green new deal: reflexôes acerca da justiça climática e das disposições do Acordo de Paris. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 15, n. 1, p. e254, 2024. DOI: 10.7213/revdireconsoc.v15i1.29909. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/29909. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos