O caso Embraer como uma antecipação efetiva da Lei nº 10.973/2004
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v12i3.28647Keywords:
agências reguladoras, consensualidade, termos de ajustamento de conduta, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, análise de impacto regulatórioAbstract
Este artigo parte da premissa de que o caso Embraer representa uma antecipação efetiva dos mecanismos legais de incentivo à inovação presentes na Lei nº 10.973/2004. O objetivo é compreender por um raciocínio indutivo como a Embraer se tornou uma referência em inovação sem que existisse um aparato legal estruturado neste sentido, encontrando caminhos muito semelhantes aos hoje institucionalizados. Assim, a partir dos dados encontrados no Decreto-Lei nº 770/1969, procede-se a uma análise do documento, levando em consideração os contextos econômico, político e social, bem como a sua lógica interna. Desse modo, por meio de uma análise de conteúdo, explicitam-se os elementos que foram relevantes para elaboração do Decreto-Lei nº 770/1969 para, posteriormente, indicar quais os institutos foram efetivamente antecipados, ainda antes da Lei nº 10.973/2004. Enfim, a principal contribuição é que estudos futuros possam propor aperfeiçoamentos para os institutos da Lei nº 10.973/2004, a partir da experiência da Embraer.
Downloads
References
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Empresas estatais: o regime jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista. São Paulo: Gen, Editora Forense, 2017.
BOLSONI, Rafael. Segurança, soberania e inclusão digital. Revista Finep: Cinco décadas de inovação, o futuro passa por aqui. n. 12. Jul. Rio de Janeiro, 2017.
BRASIL. Comissão de Valores Mobiliários. Mercado de valores mobiliários brasileiro. 4ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2019.
BRASIL. Decreto-Lei nº 770/1969, de 19 de agosto de 1969. Autoriza a União a constituir a EMBRAER - Emprêsa Brasileira de Aeronáutica S.A. e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0770.htm>. Acesso em: 09 de dez. 2020.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: sociedade, economia e Estado desde a Independência. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 193-194.
CELLARD, André. A análise documental. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa:enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis:Vozes, 2008, p. 295-316.
CHANG, Ha-Joon. Intellectual Property Rights and Economic Development: Historical lessons and emerging issues. Journal of Human Development, v. 2, n. 2, pp. 287-309, 2001.
COOKE, Philip; URANGA, Mikel Gomez; ETXEBARRIA, Goio. Regional innovation systems: Institutional and organizational dimensions. Research Policy, v. 26, n. 4-5, p. 475-491, 1997.
EMBRAER. EMB 110 Bandeirante. Disponível em: https://historicalcenter.embraer.com/br/pt/emb-110-bandeirante#:~:text=Ganhando%20os%20c%C3%A9us&text=Em%201975%2C%20a%20Embraer%20exportou,para%20a%20francesa%20Air%20Littoral. Acesso em: 18 de dez. de 2020.
ETZKOWITZ, Henry; MELLO, José Manoel Carvalho de; ALMEIDA, Mariza. Towards “meta-innovation” in Brazil: The evolution of the incubator and the emergence of a triple helix. Research policy, v. 34, n. 4, p. 411-424, 2005.
FAGERBERG, Jan. Innovation: a guide to the literature. In: Fagerberg J., Mowery DC, Nelson RR (org.). Oxford handbook of innovation. New York: Oxford University Press, 2004. p. 1-26.
FERES, Marcos Vinício Chein. Regulação, empresa e política de concorrência. Revista do IBRAC. São Paulo, v. 9, n.1, p. 233-256, 2002.
FONSECA, Paulus Vinicius da Rocha. Embraer: um caso de sucesso com o apoio do BNDES. Revista do BNDES, n. 37, jun. 2012. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17642. Acesso em: 21/12/2020.
FORJAZ, Maria Cecilia Spina. As origens da Embraer. Tempo Social. Revista de sociologia da USP, v. 17, n. 1, p.281-298, 2005.
FREEMAN, Christopher. Technological infrastructure and international competitiveness. Industrial and Corporate Change, v. 13, n. 3, p. 541-569, 2004.
FRISCHTAK, Claudio. Learning, technical progress and competitiveness in the commuter aircraft industry: An analysis of Embraer. The World Bank, 1992.
GINARTE, Juan C.; PARK, Walter G. Determinants of patent rights: A cross-national study. Research policy, v. 26, n. 3, p. 283-301, 1997.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 5ed. São Paulo: Malheiros, 2000.
KLINE, Stephen J.; ROSENBERG, Nathan. An overview of innovation. Studies On Science And The Innovation Process: Selected Works of Nathan Rosenberg. 2010. p. 173-203.
LEAMON, Ann; LERNER, Joshua. Creating a venture ecosystem in Brazil: FINEP's INOVAR Project. Harvard business school, 2011.
LUNDVALL, Bengt-Ake. The Learning Economy and Economics of Hope. London: Anthem Press, 2016.
MACCORMICK, Neil. Institutions of law: an essay in legal theory. New York: Oxford University Press, 2007
MEDEIROS, José Adelino de; PERILO, Sérgio Alves. Implantação e consolidação de um pólo tecnológico: o caso de São José dos Campos. Revista de Administração de Empresas, v. 30, n. 2, p. 35-45, 1990.
MOXON, Richard W. International competition in high technology: The Brazilian aircraft industry. International Marketing Review, 1987.
PARK, Walter G. International patent protection: 1960–2005. Research policy, v. 37, n. 4, p. 761-766, 2008.
RAUEN, André Tortato; BARBOSA, Caio Márcio Melo. Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas. Brasília: IPEA, 2019.
RIBEIRO, Cássio Garcia. Encomendas tecnológicas realizadas pela FAB: o Programa KC-390. RADAR, v. 52, p. 4, 2017.
ROCHA, Juliana Anselmo. Uma década premiando a inovação. Inovação em pauta. n. 1. Dez. Rio de Janeiro: Finep, 2007.
SELL, Susan K. Private Power, Public Law: The Globalization of Intellectual Property Rights. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2003.
SILVA, Ozires. O homem que reinventou o avião no Brasil: fundador da Embraer, Ozires Silva recolocou o Brasil nos céus e transformou o país em referência na aviação mundial. [Entrevista concedida a] Thiago Vinholes. UOL, São Paulo, 28 de ago. de 2019. Disponível em: https://airway.uol.com.br/o-homem-que-reinventou-o-aviao-no-brasil/. Acesso em: 30 de ago. de 2019.
SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras linhas de direito econômico. 4ª ed. São Paulo : LTr, 1999.VARSANO, Ricardo. Os incentivos fiscais do imposto de renda das empresas. Revista Brasileira de Economia, v. 50, n. 1, p. 107-128, 1996.
VAZ, Isabel. Direito econômico das propriedades. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Elisa Mara Coimbra, Marcos Vinício Chein Feres
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this Journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the Journal of Economic and Socio-Environmental Law the right of first publication with the article simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution 4.0 International which allows sharing the work with recognition of the authors and its initial publication in this Journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this Journal (eg.: publishing in institutional repository or as a book), with a recognition of its initial publication in this Journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of the published work (see the Effect of Open Access).