O caso Embraer como uma antecipação efetiva da Lei nº 10.973/2004

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v12i3.28647

Palavras-chave:

agências reguladoras, consensualidade, termos de ajustamento de conduta, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, análise de impacto regulatório

Resumo

Este artigo parte da premissa de que o caso Embraer representa uma antecipação efetiva dos mecanismos legais de incentivo à inovação presentes na Lei nº 10.973/2004. O objetivo é compreender por um raciocínio indutivo como a Embraer se tornou uma referência em inovação sem que existisse um aparato legal estruturado neste sentido, encontrando caminhos muito semelhantes aos hoje institucionalizados. Assim, a partir dos dados encontrados no Decreto-Lei nº 770/1969, procede-se a uma análise do documento, levando em consideração os contextos econômico, político e social, bem como a sua lógica interna. Desse modo, por meio de uma análise de conteúdo, explicitam-se os elementos que foram relevantes para elaboração do Decreto-Lei nº 770/1969 para, posteriormente, indicar quais os institutos foram efetivamente antecipados, ainda antes da Lei nº 10.973/2004. Enfim, a principal contribuição é que estudos futuros possam propor aperfeiçoamentos para os institutos da Lei nº 10.973/2004, a partir da experiência da Embraer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Mara Coimbra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro – RJ, Brasil). Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Advogada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Integrante do Grupo de Pesquisa Argumentação, direito e inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direito Administrativo Contemporâneo Estudos (GDAC). Colaboradora do Núcleo Jurídico OIC-IEA/USP. E-mail: [email protected]

Marcos Vinício Chein Feres, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora – MG, Brasil). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Compõe, como participante, a Collaborative Research Network (047) da Law and Society Association, sobre "economic and social rights". Possui projetos na área de Propriedade Intelectual e Teoria do Direito Aplicada financiados pela FAPEMIG e pelo CNPq. E-mail: [email protected]

Referências

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Empresas estatais: o regime jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista. São Paulo: Gen, Editora Forense, 2017.

BOLSONI, Rafael. Segurança, soberania e inclusão digital. Revista Finep: Cinco décadas de inovação, o futuro passa por aqui. n. 12. Jul. Rio de Janeiro, 2017.

BRASIL. Comissão de Valores Mobiliários. Mercado de valores mobiliários brasileiro. 4ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2019.

BRASIL. Decreto-Lei nº 770/1969, de 19 de agosto de 1969. Autoriza a União a constituir a EMBRAER - Emprêsa Brasileira de Aeronáutica S.A. e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0770.htm>. Acesso em: 09 de dez. 2020.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: sociedade, economia e Estado desde a Independência. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 193-194.

CELLARD, André. A análise documental. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa:enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis:Vozes, 2008, p. 295-316.

CHANG, Ha-Joon. Intellectual Property Rights and Economic Development: Historical lessons and emerging issues. Journal of Human Development, v. 2, n. 2, pp. 287-309, 2001.

COOKE, Philip; URANGA, Mikel Gomez; ETXEBARRIA, Goio. Regional innovation systems: Institutional and organizational dimensions. Research Policy, v. 26, n. 4-5, p. 475-491, 1997.

EMBRAER. EMB 110 Bandeirante. Disponível em: https://historicalcenter.embraer.com/br/pt/emb-110-bandeirante#:~:text=Ganhando%20os%20c%C3%A9us&text=Em%201975%2C%20a%20Embraer%20exportou,para%20a%20francesa%20Air%20Littoral. Acesso em: 18 de dez. de 2020.

ETZKOWITZ, Henry; MELLO, José Manoel Carvalho de; ALMEIDA, Mariza. Towards “meta-innovation” in Brazil: The evolution of the incubator and the emergence of a triple helix. Research policy, v. 34, n. 4, p. 411-424, 2005.

FAGERBERG, Jan. Innovation: a guide to the literature. In: Fagerberg J., Mowery DC, Nelson RR (org.). Oxford handbook of innovation. New York: Oxford University Press, 2004. p. 1-26.

FERES, Marcos Vinício Chein. Regulação, empresa e política de concorrência. Revista do IBRAC. São Paulo, v. 9, n.1, p. 233-256, 2002.

FONSECA, Paulus Vinicius da Rocha. Embraer: um caso de sucesso com o apoio do BNDES. Revista do BNDES, n. 37, jun. 2012. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17642. Acesso em: 21/12/2020.

FORJAZ, Maria Cecilia Spina. As origens da Embraer. Tempo Social. Revista de sociologia da USP, v. 17, n. 1, p.281-298, 2005.

FREEMAN, Christopher. Technological infrastructure and international competitiveness. Industrial and Corporate Change, v. 13, n. 3, p. 541-569, 2004.

FRISCHTAK, Claudio. Learning, technical progress and competitiveness in the commuter aircraft industry: An analysis of Embraer. The World Bank, 1992.

GINARTE, Juan C.; PARK, Walter G. Determinants of patent rights: A cross-national study. Research policy, v. 26, n. 3, p. 283-301, 1997.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 5ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

KLINE, Stephen J.; ROSENBERG, Nathan. An overview of innovation. Studies On Science And The Innovation Process: Selected Works of Nathan Rosenberg. 2010. p. 173-203.

LEAMON, Ann; LERNER, Joshua. Creating a venture ecosystem in Brazil: FINEP's INOVAR Project. Harvard business school, 2011.

LUNDVALL, Bengt-Ake. The Learning Economy and Economics of Hope. London: Anthem Press, 2016.

MACCORMICK, Neil. Institutions of law: an essay in legal theory. New York: Oxford University Press, 2007

MEDEIROS, José Adelino de; PERILO, Sérgio Alves. Implantação e consolidação de um pólo tecnológico: o caso de São José dos Campos. Revista de Administração de Empresas, v. 30, n. 2, p. 35-45, 1990.

MOXON, Richard W. International competition in high technology: The Brazilian aircraft industry. International Marketing Review, 1987.

PARK, Walter G. International patent protection: 1960–2005. Research policy, v. 37, n. 4, p. 761-766, 2008.

RAUEN, André Tortato; BARBOSA, Caio Márcio Melo. Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas. Brasília: IPEA, 2019.

RIBEIRO, Cássio Garcia. Encomendas tecnológicas realizadas pela FAB: o Programa KC-390. RADAR, v. 52, p. 4, 2017.

ROCHA, Juliana Anselmo. Uma década premiando a inovação. Inovação em pauta. n. 1. Dez. Rio de Janeiro: Finep, 2007.

SELL, Susan K. Private Power, Public Law: The Globalization of Intellectual Property Rights. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2003.

SILVA, Ozires. O homem que reinventou o avião no Brasil: fundador da Embraer, Ozires Silva recolocou o Brasil nos céus e transformou o país em referência na aviação mundial. [Entrevista concedida a] Thiago Vinholes. UOL, São Paulo, 28 de ago. de 2019. Disponível em: https://airway.uol.com.br/o-homem-que-reinventou-o-aviao-no-brasil/. Acesso em: 30 de ago. de 2019.

SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras linhas de direito econômico. 4ª ed. São Paulo : LTr, 1999.VARSANO, Ricardo. Os incentivos fiscais do imposto de renda das empresas. Revista Brasileira de Economia, v. 50, n. 1, p. 107-128, 1996.

VAZ, Isabel. Direito econômico das propriedades. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Coimbra, E. M., & Feres, M. V. C. (2021). O caso Embraer como uma antecipação efetiva da Lei nº 10.973/2004. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 12(3), 573–599. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v12i3.28647