Reforma trabalhista: agronegócio e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i2.18855Palavras-chave:
Reforma trabalhista, direitos sociais, desenvolvimento, crescimento econômico, agronegócio.Resumo
O agronegócio tem-se destacado com uma das atividades que mais se desenvolvem no País, a despeito da crise econômica que o Brasil enfrenta. No entanto, a necessidade de desenvolvimento do setor deve vir atrelada a garantia dos direitos do trabalhador rural. Destarte, verifica-se que a legislação existente sobre as relações do trabalho no campo é arcaica e anterior a Constituição de 1988 o que gera grande insegurança jurídica para o empregador e o empregado. Nesse particular, examina-se detidamente o perfil do trabalhador rural brasileiro e as modificações propostas para o setor na reforma trabalhista com vistas a garantir maior seguridade jurídica e eficiência. Para tanto utiliza-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Referências
BARROS, R. P; CARVALHO, M.; FRANCO, S. Pobreza multidimensional. Rio de Janeiro: IPEA, 2006 (Texto para discussão, 1227).
BASTOS, Celso Ribeiro; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Comentários à Constituição do Brasil. 2. vol., 3. ed. São Paulo: Saraiva., 2004.
CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito Constitucional. 5. ed. Coimbra: Almedina, 1991.
DIEESE, O Mercado de trabalho assalariado rural Brasileiro” Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, 2014.
LENCIONI, Bruna e ALMEIDA, Marcelo. “ Agro+, PIB+” In: América economia, n. 469, março de 2017.
MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva.” Os direitos sociais na Constituição Federal de 1988” In.: Constituição Federal: avanços, contribuições e modificações no processo democrático brasileiro. Coordenadores: MARTINS, Ives Gandra; REZEK, Francisco. São Paulo: RT, 2008.
SIQUEIRA, Moema Miranda de. “Relações de Trabalho no Campo” In. Revista e Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 9, p. 1-17, ago/dez. 2009.
SILVA. José Afonso da. Curso de Direito Constitucional positivo. 24. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
SCHWARZER, H. Paradigmas de previdência social rural: um panorama da experiência internacional. Brasília, IPEA, nov. 2000. (texto para discussão. n. 767)
TOLEDO, Gastão Alves de. “A Constituição e seus desafios” In. Direito Constitucional Contemporâneo: homenagem ao Professor Michel Temer. Organizadores: DE LUCCA, Newton; MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. NEVES; Mariana Barboza Baeta. São Paulo: Quartier Latin, apoio FIESP, 2012.
WALD, Arnoldo. “O controle de constitucionalidade das políticas públicas”. In. Direito Constitucional Contemporâneo: homenagem ao Professor Michel Temer. Organizadores: DE LUCCA, Newton; MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. NEVES; Mariana Barboza Baeta. São Paulo: Quartier Latin, apoio FIESP, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).