Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos

Auteurs

  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente Universidade Estadual de São Paulo (FFC/UNESP), integra o Grupo de Pesquisa “GP FORME – Formação do Educador”, Marília, SP - Brasil.
  • Maria Candida Soares Del-Masso Universidade Estadual de São Paulo (FFC/UNESP), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social – GEPIS/CNPq, pesquisadora junto ao Grupo Educação, Longevidade e Qualidade de Vida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil.
  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual de São Paulo (FFC/UNESP), líder do Grupo de Pesquisa “GP FORME – Formação do Educador”, Marília, SP - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7197

Résumé

Tanto a pesquisa e a extensão universitária como as experiências vivenciadas pelos alunos assumem papel importante para a formação de professores. Trazer as questões do cotidiano escolar para serem analisadas pelos alunos além de favorecer a aproximação entre a teoria e a prática permite que essas questões didáticas sejam analisadas dentro de um contexto escolar específico, contextualizando e historicizando-as. Acrescido a isso, permite analisar questões do ensino na sua inter-relação com os aspectos organizacionais e com os referentes à comunidade escolar. A partir desses aspectos e considerando nossa prática na docência, pretendemos neste artigo abordar aspectos teórico-metodológicos de processos de pesquisa e de estudo que, a nosso ver, importam e agregam em qualidade à formação de professores tanto em nível inicial quanto continuada. Utilizamos os termos pesquisa e estudo, pois acreditamos que para o desenvolvimento de uma pesquisa é fundamental a ênfase metodológica no processo de estudo.  

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Publiée

2012-07-11

Comment citer

de Araújo Penitente, L. A., Soares Del-Masso, M. C., & de Castro, R. M. (2012). Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 681–699. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7197