CAMINHOS CRÍTICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4213Resumo
O autor do texto faz apresentação de pesquisa realizada nos anos 2002/2005, em resposta à inquirição: Quais são as principais filosofias críticas que permeiam o processo ensino-aprendizagem com o ensino de Filosofia? Explicitando-as, opta pela sistematização de dois caminhos críticos: o ensino de Filosofia, que tem como eixo epistemológico a teoria como guia da ação prática, e o ensino de Filosofia como criação de conceitos.Downloads
Referências
ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambigüidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.
BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Democracia totalitária: teoria e prática da empresa soberana. São Paulo: Cortez, 2004.
CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Filosofia no 2o grau. São Paulo: Cortez, 1985.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
GALLO, Sílvio. O que é filosofia da educação? Anotações a partir de Deleuze e Guattari. ANPEd. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd; 22., 1999, Caxambu. Anais... Caxambu: GT Filosofia da Educação, 1999.
______. KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar ea nfisloinsoof ima éndoi oensino médio. In: GALLO, Sílvio; KOHAN (Org.). Filosofia no . Petrópolis: Vozes, 2000.
______. A especificidade do ensino de Filosofia: em torno dos conceitos. In:PIOVESAN, Américo et al. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002.
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GUIDO, Humberto A. O. A filosofia no ensino médio: uma disciplina necessária. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 81-93.
SANTOS, Oder José dos. A pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara e onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1983.
______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1984.
SILVEIRA, Renê José Trentin. Ensino de filosofia no segundo grau: em busca de umsentido. 1991. 612 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.
______. Um sentido para o ensino de filosofia no nível médio. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 129-148.
______. Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas. Campinas: Autores Associados, 2003.
SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. Por que filosofia? uma abordagem históricodidática do ensino de Filosofia no 2o grau. 1992. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
TREVISAN, Amarildo Luiz. Terapia de atlas: pedagogia e formação docente na pós-modernidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.