O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3445Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre as mudanças do perfil e da prática do administrador escolar frente às recentes perspectivas conjunturais que contribuem para a emergência de novos conceitos em educação. Através de uma viagem no tempo, analisa-se as diferentes abordagens que influenciaram a administração e, particularmente, a administração escolar, levando-se em conta especialmente os autores clássicos como Taylor, Fayol, Mayo. As mudanças sócio-político-econômico-culturais que vem se processando na sociedade nos últimos anos, repercutem na organização da escola e trazem à tona conceitos como democracia, participação e descentralização de poder. Com o intuito de investigar a realidade, apresenta-se um estudo com 20 diretores do sistema escolar de Recife, Pernambuco, realizado através de entrevistas que pretendiam captar as concepções que tinham de educação, de administração escolar e de democracia, na perspectiva do confronto entre teoria e prática cotidiana.Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 4ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
CARDOSO, Jarbas. Planejamento na escola: o projeto político-pedagógico. In Revista de Administração Educacional. Recife, v.1,nº3 (pp.33-44), jul/dez, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
DE TOMMASI (org). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
FALCÃO FILHO, José Leão. Formação e prática do educador: antigos e novos paradigmas. In Revista de Administração Educacional. Recife, v.1,nº1 (pp47-58) jan/jul,1997
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.
GANDIM, Danilo. A prática do planejamento participativo na educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão.. 4ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
HOLLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 8ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
WEBER, Silke. Democratização e descentralização: políticas e práticas. Revista Brasileira de Educação Escolar. Brasília, v9,nº2 (9-25), jul/dez,1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.