Currículo em chamas

Fahrenheit 451, o controle e o silenciamento da infância

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12

Mots-clés :

Currículo, Infância, Escuta, Educação, Fahrenheit 451

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos político-pedagógicos presentes na obra distópica Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e estabelecer uma interlocução entre os trechos da obra e as concepções contemporâneas de currículo e infância. A partir da perspectiva crítica freiriana da educação, discute-se como a obra denuncia um modelo educacional voltado ao silenciamento, à negação do pensamento crítico e à formação de subjetividades conformistas. Com base em autores como Paulo Freire (1987), Miguel Arroyo (2013), e Theodor Adorno (2020), problematiza-se o uso da escola como instrumento de controle ideológico e a redução da infância a um tempo de captura e normatização precoce. Compreende-se ainda o currículo não apenas como um instrumento prescritivo de conteúdos e competências, mas como território político de disputas. A escuta é abordada como prática pedagógica que rompe com a lógica adultocêntrica e abre espaço para o reconhecimento das crianças como sujeitos de linguagem, saberes e direitos.

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Bibliographies de l'auteur

Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em letras-português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Possui curso superior em Pedagogia (2014). Atualmente cursa doutorado em educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES. Já desempenhou as funções de: assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Coordenadora da Gerência de Educação Integral, Formadora na área de Língua e Literatura, Coordenadora de Turno, Professora de Língua Portuguesa e Pedagoga. Atua nas áreas de Programas e Ações Pedagógicas, Educação Integral, Conselhos Escolares, Órgãos Colegiados, Gestão Democrática, Língua Portuguesa e Literatura. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Educação Integral, Instituição Sócio-Educativa, Literatura, Arte e Cultura. Interesse em pesquisas sobre Literatura e Educação, Arte e Cultura na Educação, Educação Integral, Ensino de Língua Portuguesa, Gestão Democrática da Educação e Órgãos Colegiados.

Gianni Marcela Ferreira Boechard, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da UFES (2023), Mestre pelo PPGE-UFES (2016), graduada em Licenciatura Plena no curso de Pedagogia da UFES (2011). Professora de Educação Especial nas redes municipais de Vila Velha e Cariacica/ES.

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado em Filosofia (- bolsa Capes) na School of Philosophy da University College Dublin (Irlanda, 2013-2014), sob a supervisão do professor Brian O Connor. Estágio de Qualificação em Filosofia (Teoria Crítica) sob supervisão do professor Dr. Christoph Türcke (Hochscule für Grafik und Buchkunst - HGB, Leipzig, Alemanha - 2018/2). Doutor em Educação (História e Política) pelo PPGE / UFSC, Brasil (Bolsa Capes). Doutorado Sanduiche (2003-2004) na School of Education e do Department of German da University of Nottingham (Inglaterra, Reino Unido - Bolsa Capes). Mestre em Filosofia da Educação (PPGE / Unimep / SP - Bolsa Capes); Graduado em Filosofia (CCHN / Ufes); Graduado em Educação Física (CEFD/Ufes); Graduação em História (interrompida - 1986-1990). Professor em Dedicação Exclusiva (DE) - Tempo integral no Departamento de Educação, Política e Sociedade - Deps/ Ufes - do Centro de Educação da Ufes. Integra o corpo docente da Linha de Pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE / CE / Ufes) e na Linha de Pesquisa Literatura: História, Alteridade e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/Ufes). 

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Publiée

2025-12-10

Comment citer

Molini, T. S. F., Boechard, G. M. F., & Loureiro, R. (2025). Currículo em chamas: Fahrenheit 451, o controle e o silenciamento da infância. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1962–1977. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12