Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico

Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS05

Resumo

O texto examina a agenda de reformas da escola primária no Paraná ao longo da década de 1910, ao redor da atuação de Francisco Azevedo de Macedo. Utiliza o recurso metodológico de perseguição de palavras-chave para analisar relatórios, legislação educacional e outros documentos normativos. Objetiva reconhecer os sentidos de reforma que prevaleceram e como esses se conectam com medidas e retóricas mobilizadas com o intento de reformar o ensino, bem como compreender suas consequências para a escolarização primária. Conclui que o Plano de Reforma Geral implementado por Macedo ajudou a consolidar um sentido de reforma afinado com expectativas de modernização do ensino, e sua atuação contribuiu para a afirmação de direcionamentos pedagógicos e prioridades socioculturais que se tornaram preponderantes no incipiente aparelho de escolarização primária do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidmar dos Santos Meurer, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação (DTPEN/ED), e no Programa de Pós-Graduação em Educação UFPR. É Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestre em Educação, na Linha de História e Historiografia da Educação, também pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (2019), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES), na Faculdade de Educação da UFMG. 

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Meurer, S. dos S. (2022). Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico: Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS05