Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO02

Resumen

Esta investigação tem como cenário uma pesquisa-intervenção que estuda as contribuições e os limites de um programa híbrido de mentoria para o
desenvolvimento profissional de professores experientes e professores iniciantes. Nesse programa, 10 professoras experientes — mentoras (com mais de 10 anos de prática docente) auxiliam professores iniciantes (com até cinco anos de atuação docente), que atuam na Educação Básica, a minimizar ou superar as dificuldades vividas no início da carreira docente. Isso ocorre por meio da interlocução com professores experientes, após processo formativo específico para atuarem como mentoras. Este trabalho investigou a construção da base de conhecimento para a mentoria analisando narrativas escritas pelas mentoras sobre sua experiência com as professoras iniciantes. Foram identificadas as seguintes categorias que compõem essa base de conhecimento: i. conhecimento do conteúdo específico, ii. conhecimento pedagógico geral para a mentoria, iii. conhecimento pedagógico do conteúdo, iv. conhecimento sobre o ser mentor e v. conhecimento atitudinal. Observou-se que a mentoria tem se configurado como uma comunidade de aprendizagem, pois busca propiciar um lugar de diálogo não hierárquico  aproximando universidade e escola a: desenvolver ações formativas tendo em vista o contexto escolar do professor iniciante, suas demandas e outras necessidades formativas, valorizar a inserção dos participantes (pesquisadores, mentoras e iniciantes) em processos reflexivos e promover que as mentoras se assumam como parceiras do processo de formação dos iniciantes.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - UFSCar Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar

Pedagoga, Mestre e Doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas:  formação de professores, aprendizagem da docência, professor iniciante, processos de mentoria, identidade docente. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Membro da equipe de coordenação da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes - Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 
 

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Souza, A. P. G. de, & Reali, A. M. de M. R. (2020). Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO02