Modernização do “sertão” paranaense: atuação de Erasmo Pilotto e Diva Vidal na inovação de práticas pedagógicas (1940-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS01

Resumo

As iniciativas de Erasmo Pilotto e Diva Vidal, educadores que atuaram e influenciaram a administração escolar em um momento de expansão do ideário da Pedagogia da Escola Nova e das Escolas Normais no Estado do Paraná, são o tema central do presente estudo. Este artigo tem por objetivo demarcar a atuação destes sujeitos históricos e as estratégias delineadas para “modernizar” a prática pedagógica das escolas primárias rurais, por intermédio das Escolas Normais, da imprensa pedagógica, de documentos normatizadores e orientadores, entre as décadas de 1940 e 1960. Metodologicamente, neste estudo analisam-se as fontes documentais de época em diálogo com a historiografia da educação paranaense; portanto, emprega-se uma diversidade documental: a Revista de Pedagogia (1957-1966); a Regulamentação das Escolas Normais das Bases da Organização do Ensino Normal (1955); a Regulamentação e Organização do Ensino Normal (1958); o Relatório do 2º Semestre do Serviço do Ensino Normal; diversos originais do CD-ROM de Gonçalves (2016) concernentes ao setor de Assistência Técnica do Serviço de Ensino Normal. Como principais resultados e considerações finais, identifica-se que Pilotto, com o caráter prescritivo da Revista de Pedagogia, enfatiza o processo de ensino individualizado e o uso do sistema de fichas. Diante do cenário de expansão, precariedade e também a busca por inovação pedagógica, Vidal cria mecanismos para que o “moderno” se interiorize. Trata-se de iniciativas de sujeitos históricos que reverberaram em novas práticas, em sintonia com os novos tempos educacionais, a fim de “modernizar” o sertão paranaense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Bento Faria, "Universidade Estadual de Londrina"

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, com Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar (2003) e em Educação Infantil e Séries Iniciais (2004); é especialista em Comunicação Popular e Comunitária (2007) e em Educação de Jovens e Adultos (2007), ambas pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação (2010) e Doutora em Educação (2017), pela Universidade Estadual de Maringá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: Intelectuais e Instituições Escolares, bem como desenvolve pesquisas sobre história e memória da formação de professores e história da escola primária rural.

Analete Regina Schelbauer, "Universidade Estadual de Maringá"

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011-2012). É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atua como membro do Conselho Editorial da EDUEM e participa dos Conselhos Consultivos e Comissões Editoriais dos seguintes periódicos: Cadernos de História da Educação (UFU) e Revista Histedbr Online (UNICAMP). É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Desenvolve atividades de pesquisa junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. Tem experiência na área de educação, com ênfase em história da educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: história da escola pública no Brasil, instituições escolares e organização pedagógica, método intuitivo e lições de coisas, história e memória da formação de professores e história da escola primária rural.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Faria, T. B., & Schelbauer, A. R. (2019). Modernização do “sertão” paranaense: atuação de Erasmo Pilotto e Diva Vidal na inovação de práticas pedagógicas (1940-1960). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 502–526. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS01