O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil

Autores

  • Valdir Borges PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA -PUCPR
  • Roberto Luis Renner PUCPR- PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E FAEL- FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA.

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS04

Resumo

O presente artigo almeja enfatizar os diferentes paradoxos da educação brasileira. Impulsionados nesta investigação por dois grandes renomados educadores, um da educação libertária, Ivan Illich e outro da educação libertadora, Paulo Freire, que desde os anos 1960 e 1970 apontam paradoxos relacionados à educação mundial e brasileira. Educadores audaciosos, pois colocam em questão aquilo que jamais a sociedade pensou em questionar, a Escola e a Educação. Ivan llich destaca que o primeiro e maior paradoxo é a crença em uma educação universal, aberta e igualitária, que objetiva o atendimento a todos, independentemente de classe social, no entanto, a escola é seletiva e legitimadora da hierarquia social, quem não teve a oportunidade de frequentá-la já está desclassificado. Outra importante questão salientada por Illich é que a gestão escolar democrática é construída no decorrer do processo, contemplando a participação e engajamento de toda comunidade escolar, porém, paradoxalmente, o que ainda vemos são ranços de autoritarismo. Paulo Freire apresenta três grandes conceitos do seu referencial teórico: a conscientização, a práxis e a autonomia, trazendo-nos o entendimento desses e nos apresentando os paradoxos. Freire nos conduz à reflexão acerca do hodierno cenário mundial da geopolítica capitalista, que norteia as transformações sociais, políticas, econômicas, que produz uma estrutura educacional engessada que não desenvolve autonomia do sujeito e muito menos o conscientiza. Para Freire, a autonomia é fruto de uma escola libertadora que auxilia na capacidade crítica do indivíduo, contribuindo para uma educação reflexiva, crítica, autônoma e conscientizadora, sempre aberta ao inédito viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Borges, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA -PUCPR

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa:Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná, o grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Roberto Luis Renner, PUCPR- PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E FAEL- FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004).Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas 1995 (Convalidação em Teologia pela Faculdade FIDELIS, 2015 ). Atualmente é professor da FAEL- Faculdade Educacional da Lapa nas disciplinas de Avaliação, Gestão Escolar, Educação no Espaço não Escolar. Professor de Teologia do Centro Universitário Internacional, UNINTER, nas disciplinas de Cristologia, História da Educação e Livros Proféticos. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Machado de Assis nas disciplinas de Avaliaçao e Educação de Jovens e Adultos. Professor de filosofia do Grupo Eureka.Membro dos grupos de pesquisa: Políticas de Formação de Professores e Representações Sociais- POFORS- PUC Pr; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia NESEF- UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão escolar, cristologia, história da teologia e ética.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Borges, V., & Renner, R. L. (2018). O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1065–1085. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS04