Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online

Autores

  • Vanderlei Siqueira dos Santos pucpr
  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR
  • Patrícia Lupion Torres PUCPR
  • Elizete Lúcia Moreira Matos PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2398

Resumo

Este artigo apresenta a experiência desenvolvida no grupo de pesquisa Pefop (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores), durante o seminário de aprofundamento Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com o objetivo de analisar a formação dos professores universitários e sua prática pedagógica à luz dos paradigmas conservadores e inovadores, definiu-se como problema de pesquisa: como propor um processo de formação continuada de professores que atenda ao paradigma da complexidade na proposição de metodologias que buscam a produção de conhecimento com o auxílio de tecnologias em interface online? Numa abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação, o processo foi realizado com seis pesquisadores, dois professores e quatro doutorandos em Educação. Nesse processo, optou-se por metodologias inovadoras baseadas em problematização, contextualização com visão crítica e reflexiva, por meio de produções individuais e coletivas do grupo, a partir de leitura e síntese apresentadas em postagem de mapas conceituais via online, que serviram de suporte para as discussões realizadas durante todo o processo. A partir destas produções, os participantes da pesquisa elaboraram um relato do processo, no qual descreveram a relevância da experiência vivenciada na proposição de buscar pressupostos para sugerir uma formação continuada num paradigma da complexidade com auxílio da utilização de ambiente virtual que gerou esta produção.

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Publicado

2010-07-07

Como Citar

Siqueira dos Santos, V., Aparecida Behrens, M., Lupion Torres, P., & Lúcia Moreira Matos, E. (2010). Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 521–540. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2398