Teacher’s formation: the construction of teaching and pedagogical activity in Higher Education
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7625Résumé
This article has been produced from an investigative network which is linked to the interlocution between research groups in relation to the studies they develop. GPFOPE, GTFORMA and KOSMOS groups, in quest of contributing for the area of teacher formation, have produced contributions for implementing and improving educational and institutional policies, seeking the qualification of classroom and distance learning courses. The purpose of this reflection is to offer alternatives to rethink the formation processes promoted by the IES and their repercussion in the organization of the pedagogical activities they develop. In this sense, we consider that the focus of teacher formation cannot be restrict to thinking and discussing the organization of teaching and its divisions but, most of all, it is to mobilize the subjects to continue learning in the different contexts of activity. This includes reflecting upon and about the pedagogical practice, understanding the problems within the teaching, analyzing curriculums, recognizing the influence of the didactic materials in the pedagogical choices, socializing the constructions and experiences exchange in order to advance in direction to new learning, within a constant exercise of reflexive, collaborative and collective practice. It is about a process that is characterized by tensions and challenges in unknown contexts in which the trainers seek professional balance. So that it happens, teachers need to be conscious that they are subjects in permanent evolution and professional development of teachers.Téléchargements
Références
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
BOLZAN, D. P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: reflexões sobre o papel do professor universitário. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.
BOLZAN, D. P. V. Verbetes: conhecimento compartilhado e conhecimento pedagógico compartilhado. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário. Brasília: INEP, 2006. p. 378. v. 2.
BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. Projeto de Pesquisa Interinstitucional e Integrado, CNPq/UFSM, 2007-2009.
BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção de conhecimento pedagógico compartilhado. In: TRAVESSINI, C. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2008. p. 102-120. v. 1.
BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. Projeto de pesquisa. Bolsa PQ -CNPq, 2009-2012.
BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente: movimentos da professoralidade no ensino superior. In: BERBEL, N. A. N.; PULLIN, E. M. M. P. (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. Londrina: EDUEL, 2012. p. 243-259.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras nos processos de formação da professoralidade. Educação, v. 3, p. 489-501, 2006.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. O conhecimento pedagógico compartilhado no processo formativo do professor universitário: reflexões sobre a aprendizagem docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES, 5., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2007.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem colaborativa: processos formativos em construção. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 7., 2008, Itajaí. Anais... Itajaí: UNIVALI. p. 1-15. v. 1
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S.; MACIEL, A. M. R. Movimentos construtivos da docência/aprendizagem: tessituras formativas In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 2-14.
CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995.
CUNHA, M. I. A educação superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 349-374.
FERNANDES, C. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, M. (Org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
GATTI, B. A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 70-74, 1992.
ISAIA, S. M. A. Professores de licenciatura: concepções de docência. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003. p. 263-277.
ISAIA, S. M. A. Aprendizagem na docência superior: desafios para a formação de professores. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.
ISAIA, S. M. A. Verbetes: trajetória, trajetória de formação, carreira pedagógica, atividade docente de estudo, sentimentos docentes. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário. Brasília: INEP, 2006a. p. 376. v. 2.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006b. p. 65-86. v. 5. (Coleção Educação Superior em Debate).
ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior. In: ENGERS, M. E.; MOROSINI, M. (Org.). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 153-165. v. 2.
ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: TRAVESSINI, C. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
ISAIA, S. M. A. Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento. Projeto de Pesquisa PQ – CNPq, 2010- 2012.
ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Tessituras dos processos formativos de professores que atuam nas licenciaturas. In: RAYS, A. Educação matemática e física: subsídios para a prática pedagógica. Santa Maria: UNIFRA, 2006. p. 69-86.
ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007a. p. 161-177.
ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. In: FRANCO, M. E.; KRAE, E. D. (Org.). Pedagogia universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007b. p. 107-118.
ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Tessituras formativas: articulação entre movimentos da docência e da aprendizagem docente. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação. Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2011. p. 187-200.
ISAIA, S. M. A; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária: desafios da entrada na carreira docente. Educação - Revista do Centro de Educação, v. 36, n. 3, p. 425-440, 2011.
MACIEL, A. M. R. Docência, tutoria e discência em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA): processos formativos nos cursos de licenciatura da UAB/UFSM. Projeto de Pesquisa. Santa Maria: UFSM, 2011-2013.
MACIEL, A. M. R. O processo formativo do professor no ensino superior: bem busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. Pedagogia universitária. Tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009. p. 63-77.
MACIEL, A, M. R.; ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. 35, p. 1-18, 2012.
MASETTO, M. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MARCELO, C. Formación del profesorado para el cambio educativo. 2. ed. Barcelona: EUB, 1999.
MAZZOTTI, B. Formação de professores: racionalidades em disputa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, p. 279-308, 1993.
SANTOS, L. Ensino como produção cultural: novas perspectivas para o currículo e a formação de professores. In: LEITE, D.; MOROSINI, M. (Org.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.