A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes

Auteurs

  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS04

Résumé

Este artigo problematiza a construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no Ensino Fundamental, em contraponto com a concepção de saberes docentes. Para tanto, analisa resultados de duas pesquisas, oriundas de teses de doutorado, ambas versando sobre práticas pedagógicas de docentes que se propunham a trabalhar na perspectiva inter/multicultural. Propõe que, para desenvolver os conteúdos escolares inter/multiculturalmente, não basta que o docente construa e acione saberes, entendidos na perspectiva racional; é preciso que tais saberes sejam conjugados com crenças e valores coerentes com esse tipo de atuação, o que requer uma autopercepção mais honesta por parte dos professores. Além disso, o artigo defende que a discussão dos saberes docentes muito se relaciona à dimensão ética — a ética do humano, do ser-mais —, na direção da universalização de mínimos éticos visando à preservação da dignidade humana. Finalmente, tece considerações a respeito das consequências de tais ideias para a formação de professores e para a formação de seus formadores.  
 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, M. Ética mínima e educação plural: em busca de fundamentos ético-filosóficos para uma educação intercultural. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

BARREIROS, C. H. Dialogando com Peter McLaren: em busca de uma prática pedagógica multicultural e crítica. In: CANDAU, V. M. (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BARTOLOMÉ, M. et al. La investigación cualitativa em educación intercultural: de la comprensión a la transformación. In: CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

CANDAU, V. M. Entrevista. Revista Nuevamerica/Novamerica, n. 91, p. 1-4, set. 2001.

CANDAU, V. M. Nas teias da globalização: cultura e educação. In: CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. (Coord.). Multiculturalismo e educação: ciclo de oficinas pedagógicas para professores. Rio de Janeiro: Novamerica, 2004.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Theory and practice. In: CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Teachers as curriculum planners. New York: Teachers College Press, 1988.

CORSI, A. Currículo em ação nos anos iniciais do ensino fundamental e a atenção à multiculturalidade. 2007. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

GANDIN, L. A.; DINIZ-PEREIRA, J. E.; HYPOLITO, A. M. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billings). Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, ago. 2002.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

LIMA, E. F. de. Apontamentos sobre ensino e formação de professores intermulticulturais. Série-Estudos, n. 27, p. 65-81, jan./jun. 2009.

LIMA, E. F. de. Multiculturalismo, ensino e formação de professores. In: SILVA, A. M. M. et al. (Org.). Educação formal e não formal, processos formativos, saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife: Endipe, 2006.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PALOMINO, T. J. A aprendizagem da docência de uma professora iniciante: um olhar com foco na intermulticulturalidade. 2009. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, Feb. 1987.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, p. 215-233, 1991.

Téléchargements

Publiée

2014-07-12

Comment citer

Freitas de Lima, E. (2014). A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 435–455. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS04