QUINZE ANOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA ANPED: BALANÇOS E DESAFIOS
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5909Résumé
Trata-se o presente artigo de um levantamento da produção intelectual circulada no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, também conhecido como GT 17, no contexto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd no período de 1994, momento em que se institucionalizou como Grupo, até o ano de 2008 quando completou quinze anos de existência. Tem como objetivos identificar os temas mais ou menos enfatizados nessa produção, a perspectiva teórica que a sustenta e a origem institucional e geográfica dos trabalhos. Metodologicamente, o artigo caracteriza-se como um estudo exploratório resultado de um levantamento bibliográfico e documental, constando da análise de documentos, tais como: correspondências, relatórios, atas, anais, revistas e CD-ROM da ANPEd circulados no período em foco. Com base em dados quantitativos, o artigo instiga a uma reflexão acerca dos possíveis caminhos epistemológicos percorridos pela Filosofia da Educação a partir da ANPEd.Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED. Relatório da 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2002. Mimeo.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd. Relatório da 27ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2004. Mimeo.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em:
<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 abr. 2010.
DANELON, M. Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 345-358, 2004.
DUSSEL, E. Meditações anticartesianas sobre a origem do anti discurso filosófico da modernidade. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 84-130.
FÁVERO, A. A. et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 257-284, 2004.
HERMANN, N. Nietzsche: uma provocação para a filosofia da educação. In: GHIRALDELLI Jr., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
KOHAN, W. O.; GALLO, S. D. Informe da coordenação: trabalhos inscritos; trabalhosvaprovados; trabalhos recusados. Disponível em: <http://listas.ufpel.tche.br/pipermail/gt.filedu.anped-l/2005/000004.html>. Acesso em: 30 ago. 2005.
NUNES, J. A. O resgate da epistemologia. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P.v(Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 261-290.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-71.
SAUTTER, F. T. Sobre o ensino de lógica. In: PIOVESAN, A. et al. (Org.). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. p. 413-424.
SEVERINO, A. J. Proposta de um universo temático para a investigação em filosofia da educação: as implicações da historicidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 11, n. 19, p. 11-27, 1993.
SEVERINO, A. J. Relatório de participação na 19a Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: [s.n.], 1996. Mimeo.
SEVERINO, A. J.; ROHR, F. Proposta de programação temática para as reuniões do GT – Filosofia da educação. São Paulo; Recife: [s.n.], 1997. Mimeo.
VALLE, L. do. A educação como enigma e como atividade prático-poética: implicações para o ensino da filosofia da educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 18, n. 34, p. 33-47, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.