PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Auteurs

  • Ester Framarin de S. Silva PUCPR
  • Gisele Pontaroli Raymundo PUCPR
  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4750

Résumé

O presente artigo tem como finalidade provocar os docentes universitários no sentido de refletir sobre as mudanças necessárias na Educação Superior em face às transformações sociais da atualidade. Mudar a maneira de ver e agir requer de nós, docentes, conscientização, leitura, pesquisa e reflexão no que diz respeito aos paradigmas educacionais conservadores e emergentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

________. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

_______. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente IN: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T., BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

________ & AGE , E. M. J. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. v. 2,n.3,jan/jun. In: Revista Diálogo Educacional. Curitiba: Champagnat, 2001.

BRANDÃO, D. M.S. & CREMA, R. O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. 2. ed. São Paulo: Summus, 1991.

CAPRA, F. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

CARDOSO, C. M. A canção da inteireza. Uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1992.

FREIRE, P.; FREIRE, A. M. (Org.). Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo:UNESP, 2001.

GATE (Global Alliance for Transforming Education). Educação 2000. Uma perspectiva holística. Dezembro. www.globalalliance.com.br.Tradução de Rita de Cássia Santos Vanin. Mestranda em Educação da PUCPR, 1991.

GUTIÉRREZ, F. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: 1999.

KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LASZLO, E. Conexão Cósmica: Guia pessoal para a emergente visão da ciência. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

_______. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PIMENTEL, M. da G. O professor em construção. Campinas: Papirus,1993.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VASCONCELLOS, C. S. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1996.

VEIGA, I. P. A. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação: uma introdução. In: OLIVEIRA, M. R. S.N. (Org.). Didática: Ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus, 1993.

WEIL, P. O novo Paradigma Holístico. Ondas à procura do mar. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. O novo paradigma holístico. Ciência, filosofia, artes e mística. São Paulo: Summus, 1991.

Téléchargements

Publiée

2002-07-17

Comment citer

Framarin de S. Silva, E., Pontaroli Raymundo, G., & Behrens, M. A. (2002). PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 3(5), 87–103. https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4750

Numéro

Rubrique

Dossiê