O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1960
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4609Résumé
O texto apresenta alguns dos principais aspectos da educação profissionalizante no Estado do Paraná na década de 1960, dentre eles: escolas, cursos ofertados e demanda. No período, a educação profissional paranaense estava começando a desenvolver-se, muitas das características apresentadas no Estado estavam em consonância com a política nacional de educação. No entanto, alguns dos cursos não estavam em concordância com as necessidades do mercado de trabalho, porém eram estruturados em função das condições existentes nas escolas. Os mais procurados eram aqueles relacionados ao Comércio. Os dados apresentados no texto, em sua maioria, são frutos de fontes primárias.Téléchargements
Références
CODEPAR – Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná. Estudo para a formação de técnicos de nível médio no Estado do Paraná. Janeiro de 1966. v. 1.
DELIBERAÇÃO n° 012/77. Permite a redução da duração dos cursos de habilitações plenas relativas ao setor primário da Economia. Dispõe sobre o ajustamento curricular das 4as. dos cursos dessa natureza.
FUNDEPAR. Coletânea da legislação estadual de ensino: 1964-1967. Governador: Paulo Pimentel.
GOVERNO do estado do Paraná. Alguns aspectos da situação educacional do Paraná nos últimos anos. Missão de planejamento do desenvolvimento econômico do estado do Paraná. PLADEP: 1965
GOVERNO Paulo Pimentel / Secretaria de Educação e Cultura / Administração Cândido Martins de Oliveira. Plano básico de educação (projeto) 1970- 1975. Curitiba,1969. Plano de Ação Cultural do Governo do Paraná. 2.° SENPAR – Simpósio de ensino do Paraná. 1973 Plano de educação. Trabalho realizado pelo grupo de estudos de educação do instituto de pesquisa e planejamento urbano de Curitiba – IPPUC. Concluído em fevereiro de 1968. Governador: Paulo Cruz Pimentel: prefeito: Osmar Sabbag: Secretário de educação: Carlos Alberto Moro Relatório apresentado ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado pelo Secretário de Educação e Cultura professor Vespero Mendes. Educação no Paraná 1964. 1964. Governador: General Ney Amintas de Barros Braga Secretaria de Educação e Cultura. Capítulo da mensagem apresentada à Assembléia Legislativa do Estado pelo Governador Ney Aminthas de Barros Braga, no dia 1° de maio de 1962
SECRETARIA da Educação e Cultura. Relatório de atividades / agosto de 1973 a julho de 1974. Governo Emílio Gomes.
SEEC, 1975. Regulamento da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Lei n° 6.636, 29/11/1974. Governador do Estado: Jayme Canet Junior/ Secretario da Educação e da Cultura: Francisco Borsari Netto / Diretor Geral da Educação e da CULTURA: Ernesto Kanuer
WACHOWICZ, Ruy Christovam. História do Paraná. 9. ed. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2001
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.