A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL À COMPLEXIDADE

Auteurs

  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR
  • Anadir Luiza Thomé Oliari ISBL/Londrina

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156

Résumé

O artigo trata da investigação sobre os paradigmas da ciência que caracterizam o conhecimento e, por conseqüência, a prática docente e profissional. Apresenta a evolução do pensamento científico ao longo da história da humanidade, em especial no que se refere aos paradigmas da ciência e de sua influência na Educação. Contempla a reflexão sobre as mudanças paradigmáticas na evolução da ciência do pensamento cartesiano ao pensamento complexo. A partir desta evolução histórica, propõe a caracterização dos pressupostos do paradigma tradicional e da complexidade e suas implicações no contexto da educação. Paradigma da complexidade; Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANDERY, Maria Amélia et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 8. ed. São Paulo: EDUC, 1999.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.cBoEnHhReEcNimS, eMntaorilda A. (Org.). Docência universitária na sociedade do . Curitiba: Champagnat, 2003.

______. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes,

______. Paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006. CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

______. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

CARDOSO, Clodoaldo. A canção da inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LARA, Thiago Adão. Caminhos da razão no ocidente: a filosofia ocidental do renascimento aos nossos dias. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

______. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. 3. ed. Barcelona: Gedisa, 1997.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves. Pensamento sistêmico:novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artemed, 2002.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Téléchargements

Publiée

2007-07-17

Comment citer

Behrens, M. A., & Thomé Oliari, A. L. (2007). A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL À COMPLEXIDADE. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 53–66. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156

Numéro

Rubrique

Artigos