A educação superior em prova: o perfi l da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4120Résumé
Este artigo tem como objetivo discutir se a educação superior brasileira cumpre o papel de democratizar as oportunidades ou, ao contrário, aumenta as diferenças entre os indivíduos. Para isso, analisam-se os resultados do Enade 2005 e 2006, compara-se o desempenhodos alunos ingressantes com o dos concluintes. Com o estudo observa-se pequenas questões de formação profissional o desempenho dos concluintes é superior ao dos calouros. Contudo, verifica-se que o desnível cultural científico dos egressos é maior do que dos ingressantes, a tal ponto que a maioria dos concluintes não consegue elaborar uma resposta às questões discursivas de sua formação profi ssional. Conclui-se que os resultados do Enade reforçam a ideia de que a superação da elitização da educação superiorbrasileira não se resolve apenas ampliando o acesso, mas principalmente na qualificaçãoda permanência do aluno.Téléchargements
Références
BRASIL. Lei 9.131 de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 25 nov. 1995. Seção 1, p. 1-2. Disponível em:<http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1995/9131.htm>. Acesso em: 23 jul. 2009.
BRASIL Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 15 abr. 2004. p. 3-4. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004006/2004/Lei/L10.861.htm>. Acesso em: 23 jul. 2009.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA – INEP. O que é o Exame Nacional de Cursos? Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/provao>. Acesso em: 23 jul. 2007a.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA – INEP. Relatório síntese Enade 2005. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/enade/2005/relatorios.htm>. Acesso em: 7 jul. 2007b.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA – INEP. Relatório síntese Enade 2006. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/enade/2006/relatorios.htm>. Acesso em: 7 jun. 2007c.
POLIDORI, M. M.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; BARREYRO, G. B. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: avaliação política pública em educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, p. 425-436, 2006.
RISTOFF, D.; LIMANA, A. O Enade como parte da avaliação da educação superior. 2008. Disponível em: <http://www.cpa.unopar.br/enade.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2009.
ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. Avaliação da educação superior no segundo governo Lula:“provão II” ou a reedição de velhas práticas? REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPED, 2009.
SANTOS FILHO, J. C. Análise teórico-política do exame nacional de cursos. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. I. (Org.). Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000. p. 149-179.
SCHWARTZMAN, S. O enigma do Enade. 2005. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/enade.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2008.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. Do Provão ao Enade: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: Avaliação Política Pública em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 291-310, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.