Educação infanti l: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa

Autores

  • Laura Monte Serrat Barbosa Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR.
  • Larissa Maria Volcov Alves Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Mônica Cristiane David Pedagoga, Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4093

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa “Aprendizagem e conhecimento na ação educativa”, desenvolvida por pesquisadores vinculados à linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A investigação científica definiu como âmbito de estudo a educação infantil, a partir de resultados obtidos em pesquisa anterior. O objetivo é descrever a elaboração e fundamentação dos instrumentos específicos utilizados na pesquisa. Cada instrumento criado foi vivenciado pelo grupo de pesquisadores, respaldado em diversos autores, como Ludwig, Zabalza, Claxton, Moscovici, Jodelet, Marconi e Lakatos, e aplicados em uma amostra (escola-piloto). Os instrumentos de coleta de dados foram calibrados com a intenção de verificar as condições de atender aos objetivos propostos no projeto antes de serem aplicados definitivamente. O artigo apresenta seis instrumentos criados pelo grupo de pesquisa e dois instrumentos já sistematizados, bem como contextualiza o encaminhamento metodológico da sua aplicação.

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Referências

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Monte Serrat Barbosa, L., Volcov Alves, L. M., & David, M. C. (2011). Educação infanti l: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa. Revista Diálogo Educacional, 11(32), 107–122. https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4093