AS MÚLTIPLAS FACES DA UNIVERSIDADE

Auteurs

  • Clélia Peretti Mestranda em educação PUCPR, Laurea di dottore in pedagogia. Magistero in Scienze religiose (Itália), Licenciatura Plena em pedagogia, Especialista em Gestão Colegiadas de Escolas Católicas, Professora PUCPR.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3919

Résumé

Ao analisarmos retrospectivamente a idéia de universidade, deparamo-nos com as diferentes faces que ela foi assumindo no decurso histórico. Embora a universidade tenha enfrentado a crise de identidade, tenha trocado sua missão por algum papel de ocasião, continua sendo uma “instituição” de pesquisa e de descoberta da verdade. A universidade continua formando dialéticos, contemplativos, fabricando retóricos, homens práticos e governantes e, ao mesmo tempo, transitando do Estado para o mercado. Cabe a nós, portanto, ver como a universidade está pensando a si mesma perante as profundas transformações epistêmicas e sócio-institucionais que acontecem nos dias atuais. Este artigo mostra que a singularização da instituição universitária não é apenas a sua capacidade de adaptação às diferentes transformações, e sim a sua imunidade às dúvidas e perplexidades que acompanham normalmente o seu processo de adaptação às exigências sócio-políticos na qual se insere.

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Publiée

2001-07-17

Comment citer

Peretti, C. (2001). AS MÚLTIPLAS FACES DA UNIVERSIDADE. Revista Diálogo Educacional, 2(4), 153–166. https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3919

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