VIGOTSKI E PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3601Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a autonomia docente da perspectiva da teoria de Vigotski (principal representante da Teoria Sócio-Histórica) e Paulo Freire (representante da Educação Libertadora). Essas reflexões são parte de uma pesquisa de Mestrado que está em desenvolvimento e tem por objetivo analisar, através das falas de professores, o que eles entendem por autonomia e se a autonomia encontra-se presente nas práticas pedagógicas que desenvolvem. Acreditamos ser possível aproximar esses dois autores por possuírem a mesma base epistemológica: o materialismo histórico-dialético; além de ambos tratarem da autonomia, ou autorregulação, para Vigotski, como sendo de máxima importância para o desenvolvimento do sujeito. Os autores fazem discussões, indo de acordo com suas bases, a respeito da influência do social, do cultural na formação de um sujeito autônomo. Abre-se aqui um espaço para Psicologia e educação trabalharem juntas, no coletivo, cada qual contribuindo para uma melhor relação entre os sujeitos.Téléchargements
Références
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Caderno CEDES, v. 19, n. 44, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artttext&pid=S0101-32621998000100003&Inh=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 abr. 2007.
DAMKE, I. R. O processo do conhecimento na pedagogia da libertação: as idéias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Vozes, 1995.
DÍAZ, R. M.; NEAL, C. J.; AMAYA-WILLIAMS, M. As origens sociais da auto-regulação. In: MOLL, L. C. Vygotsky e a educação. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 123-149.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M.; FREIRE, P. A prática à altura do sonho. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2007.
LÜDKE, M.; BOING, L. A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0101-73302004000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 abr. 2007.
MARQUES, L. P.; OLIVEIRA, S. P. P. Paulo Freire e Vygotsky: reflexões sobre a educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005, Recife. Memórias dos Colóquios on-line... Recife: [s.n.], 2005.
Disponível em: <http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/P A U L O % 2 0 F R E I R E % 2 0 E % 2 0 V Y G O T S K Y %20REFLEX%C3%95ES%20SOBRE%20A%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2007.
MARTINS, A. M. Autonomia e educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 207-232, mar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742002000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 abr. 2007.
PALANGANA, I. S. Desenvolvimento & aprendizagem e Piaget e Vigotski: a relevância social. São Paulo: Plexus, 1994.
PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 45-78, 2000. Edição especial.
SANTOS, A. F. T. dos. Desigualdade social e dualidade escolar: conhecimento e poder em Paulo Freire e Gramsci. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUZA, V. L. T. Escola e construção de valores: desafios à formação do aluno e do professor. São Paulo, Loyola, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Visor Distribuciones: Madrid, 1995.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.