A EDUCAÇÃO NA RESTAURAÇÃO LEMISTA DA IGREJA: A MISSÃO DE TRISTÃO DE ATHAYDE E STELLA DE FARO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: 1934-1945

Auteurs

  • Peri Mesquida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3577

Résumé

Se o padre Julio Maria foi um verdadeiro interprete e oráculo da ortodoxia católica no final do século XIX e início do século XX, encetando campanhas de divulgação do pensamento católico e de chamamento à Santa Madre Igreja aos católicos de nome, mas não de prática e de ação, Dom Sebastião Leme, a partir de 1916, desencadeará uma ação nacional, inicialmente a partir do Nordeste (Recife), depois tendo como centro irradiador da dinamização da Igreja, o Rio de Janeiro, no sentido de apressar a restauração. Dom Leme irá centrar sua ação no chamamento dos intelectuais católicos. Para tanto, fundou no Rio de Janeiro, em 1921 e 1922, a revista A Ordem e o Centro Dom Vital, órgãos de difusão do pensamento católico e de preparação de intelectuais. De Jackson de Figueiredo a Alceu de Amoroso Lima, Gustavo Capanema e Stella de Faro, entre outros, a investida de Dom Leme por meio da intelectualidade católica para disseminar as ideias e princípios católicos e exercer influência política, foi significativa e expressiva. No período em que Gustavo Capanema foi Ministro da Educação e da Saúde, a Dom Leme procurou exercer influência no governo e sobre a sociedade por meio dos seus “braços” cultos no Ministério: Alceu de Amoroso Lima e Stella de Faro. Enquanto Tristão de Athayde procurava colocar católicos em postos chave do Ministério, Stella de Faro procurava participar de Comissões cujas decisões poderiam favorecer a presença da Igreja na sociedade, em particular pelo reconhecimento da mulher como mestra, cidadã (exercício político do voto) e pela sua presença em obras de serviço social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRUNEAU, T. C. Catolicismo brasileiro em época de transição. São Paulo: Loyola, 1974.

CARTA ENCÍCLICA IN PLUMIRIS SOBRE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. Carta aos Bispos do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1987.

CORRESPONDÊNCIA de Alceu de Amoroso Lima, Gustavo Capanema e Stella de Faro (facsímiles: arquivo do autor).

GRAMSCI, A. Quaderni del cárcere. Torino: Einaudi, 1975.

LIMA, A. A. Mensagem de Roma. Rio de Janeiro: Agir, 1950.

______. Ordem. São Paulo: Autêntica, 1961.

______. Elementos de ação católica. Rio de Janeiro: ABC, 1958.

LEME, S. Carta pastoral. Olinda: [s.n.], 1916.

______. Instruções para a organização e funcionamento das comissões permanentes da conferência católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typographia Leutzinger, 1922.

LUSTOSA, O. F. Política e igreja: o partido católico no Brasil, mito ou realidade. São Paulo: Paulinas, 1982.

QUEM É QUEM NO SERVIÇO SOCIAL. Debates sociais: centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais. Rio de Janeiro: CBCISS, 1984-1985.

SANTO ROSARIO. Dom Leme. Rio de Janeiro: Agir, 1962.

SCHWARTZMAN, S. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______. Universidade e instituições científicas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNPq, 1982.

Téléchargements

Publiée

2009-07-07

Comment citer

Mesquida, P. (2009). A EDUCAÇÃO NA RESTAURAÇÃO LEMISTA DA IGREJA: A MISSÃO DE TRISTÃO DE ATHAYDE E STELLA DE FARO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: 1934-1945. Revista Diálogo Educacional, 9(27), 279–295. https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3577