INÉGALITÉS ÉDUCATIVES STRUCTURELLES AU BRÉSIL : ENTRE ÉTAT, PRIVATISATION ET DÉCENTRALISATION
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3532Résumé
Dans cet article nous voulons soutenir la thèse que le système éducatif au Brèsil comprend non seulemente plusieurs réseaux, mais aussi des réseaux qui se développent à plusieurs vitesses, ce que ne permet pas d’établir une comparaison valable avec le modèle occidental. Un regard sur l’histoire de l’éducation au Brèsil pousse le chercheur à percevoir que les conditions historiques de la constitution du système éducatif brèsilien ont engendré des réseaux opposés entre eux, sous la direction de l’Etat tout puissant.Téléchargements
Références
AZEVEDO, F. et al. (1932). O manifesto dos pioneiros da educação nova.
Sao Paulo : Cia. Ed. Nacional.
CAREIL, Y. (1998). De l’école publique à l’école libérale. Sociologie d’un
changement. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
SILVA, A.R. Da (1998). A importância da educação publica para o ensino
fundamental das classes trabalhadoras. Cadernos de apoio ao ensino UEM,4, 5-42.
CASTRO, C. De Moura (19997). Ensino Privado ou público : Eis a (falsa) questao. Ensaio, 5 (17), 423-452.
PESTANA, Gomes de Sá et al. (1999). Saeb 97: primeros resultados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
GUIMARAES, M.H. (1998). Avaliação do sitema educacional brasileiro. Tendências e perspectivas. Ensaio, 6(20), 303-364.
HUTNACHER, W. (1900).
KOZOL, J. (1900). Salvage inequalities.
LIBANEO, J. C. (1985). Democratização da escola pública. A pedagogia
crítico-social dos conteudos (14 ed.). São Paulo: Edições Loyola.
LIMA, M. (1999, July). Lugar marcado. Projeto de lei propõe cotas nas faculdades do governo para alunos de rede pùblica. Veja, pp 46-47.
MESQUIDA, P. (1994). Hegemonia Norte-Americana e Educacao Protestante no Brasil. Juiz de Fora. São Bernardo do Campo: Editora da UFJF /EDITEO.
SABOIA, J. (1996). Trabalho Infanto - Juvenil no Brasil dos Anos 90. Rio de Janeiro: UNICEF.
SAVIANI, D. (1992). Pedagogia Histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo: CORTEZ.
SAVIANI, D. (1996). Escola e Democracia. São Paulo: CORTEZ.
TRAUMANN, T. (1999, August) O Paradoxo de ACM. Veja, pp 46-48.
WATKINS, K. (1999). Education now: Break the cycle of Poverety. London: OXFAM
World Bank (1989). Issues in Brazilian secondary education (report n.
BR, Latin American and Carabbean Regional Office
ZIBAS, D. (1997). Escola pública versus Escola privada: O fim da história? Cadernos de Pesquisa, 100, 57-7.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.