The Complexity Paradigm

a transdisciplinary context for an emancipatory education

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01EN

Mots-clés :

Paradigm of Complexity, Transdisciplinarity, Emancipatory education

Résumé

This text proposes reflections by recognizing emerging educational approaches as developments of the educational paradigm of complexity, meeting the needs of this third millennium. To understand the intertwined concepts, the methodology used was qualitative research, as it sought to understand the phenomena studied, interpreting contexts and theories about the complex panorama and its developments in contemporary times. In contrast to the statement that it has not yet been possible to implement all the procedures that education has been striving for since the beginning of the 20th century, with innovative paradigms, it must be recognized that, even if in minimal proportions and in homeopathic doses, the fruits of the efforts achieved are being reaped. Among the main authors cited are Paulo Freire (2020; 2020b; 2020c), with his progressive educational approach, extremely relevant to the development of complexity, and Edgar Morin (2015; 2018; 2020), precisely because of the way he presents his complex thinking, which builds the current paradigm. In the end, it can be concluded that this perspective broadens the horizons of teaching and learning, stimulating the collective construction of knowledge by preparing ethical and supportive subjects to face the global and existential challenges of the 21st century, always remembering that it is in the symbolic space of the heart that the key to overcoming the current planetary crisis resides.

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This article is a translation in English of the article:  Paradigma da Complexidade

Bibliographies de l'auteur

Paulo Vinícius Paulo Vinícius, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutor em Educação pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desenvolveu a pesquisa "A Aprendizagem Colaborativa e a relação ensino-aprendizagem de Cenografia no ensino superior", uma interface entre Teatro e Educação (2024) - Mestre em Filosofia pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desenvolveu a pesquisa "O Espaço Relacional: A expansão do conceito de espaço cênico a partir da obra de Merleau-Ponty", uma interface entre Teatro e Filosofia. Especialista em Cenografia pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Graduado no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR / FAP - Faculdade de Artes do Paraná (2008) e graduado no curso de Licenciatura em Filosofia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor na UNESPAR - FAP - Faculdade de Artes do Paraná - Cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro (ministrando as disciplinas de Design Cênico, Cenografia, Maquiagem e Iluminação). É artista, cenógrafo, figurinista e diretor de arte. Tem experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos espaciais e visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena e atualiza seu portfólio no endereço eletrônico www.figurinoecena.ato.br

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no período de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

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Publiée

2025-09-11

Comment citer

Paulo Vinícius, P. V., & Torres, P. L. (2025). The Complexity Paradigm: a transdisciplinary context for an emancipatory education. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1070–1083. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01EN