O Paradigma da Complexidade

contexto transdisciplinar para uma educação emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01

Palavras-chave:

Paradigma da Complexidade, Transdisciplinaridade, Educação emancipadora

Resumo

Este texto propõe reflexões ao reconhecer abordagens educacionais emergentes como desdobramentos do paradigma educacional da complexidade, satisfazendo as necessidades desse terceiro milênio. Para a compreensão dos conceitos entrelaçados, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, à medida em que buscou-se pela compreensão dos fenômenos estudados, interpretando contextos e teorias sobre o panorama complexo e seus desdobramentos na contemporaneidade. Em contraposição à afirmação de que ainda não foi possível implantar todos os procedimentos pelos quais a educação vem se esforçando desde o início do século XX, com os paradigmas inovadores, deve-se reconhecer que, mesmo que em proporções mínimas e em doses homeopáticas, colhe-se frutos dos esforços conquistados. Entre os principais autores citados estão Paulo Freire (2020; 2020b; 2020c), como sua abordagem progressista educacional, extremamente relevante para o desenvolvimento da complexidade,  e Edgar Morin (2015; 2018; 2020), justamente pela maneira como apresenta seu pensamento complexo, edificador do paradigma vigente. Ao final, pode-se concluir que esta perspectiva amplia os horizontes do ensino-aprendizagem, estimulando a construção coletiva do saber ao preparar sujeitos éticos e solidários para enfrentar os desafios globais e existenciais do século XXI, lembrando-se sempre que é no espaço simbólico do coração que reside a chave para superar a crise planetária atual.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Alves, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutor em Educação pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desenvolveu a pesquisa "A Aprendizagem Colaborativa e a relação ensino-aprendizagem de Cenografia no ensino superior", uma interface entre Teatro e Educação (2024) - Mestre em Filosofia pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desenvolveu a pesquisa "O Espaço Relacional: A expansão do conceito de espaço cênico a partir da obra de Merleau-Ponty", uma interface entre Teatro e Filosofia. Especialista em Cenografia pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Graduado no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR / FAP - Faculdade de Artes do Paraná (2008) e graduado no curso de Licenciatura em Filosofia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor na UNESPAR - FAP - Faculdade de Artes do Paraná - Cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro (ministrando as disciplinas de Design Cênico, Cenografia, Maquiagem e Iluminação). É artista, cenógrafo, figurinista e diretor de arte. Tem experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos espaciais e visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena e atualiza seu portfólio no endereço eletrônico www.figurinoecena.ato.br

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no período de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Alves, P. V., & Torres, P. L. (2025). O Paradigma da Complexidade: contexto transdisciplinar para uma educação emancipadora. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1056–1069. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS01