Educação infantil e identidade cultural

caminhos freireanos para uma educação humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação Humana, Identidade Cultural, Paulo Freire

Resumo

A reflexão apresentada neste artigo decorre de uma proposta de pesquisa finalizada, desenvolvida no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação, a nível de mestrado. Possui como objetivo apresentar as contribuições de Paulo Freire sobre a importância da valorização da identidade cultural das crianças para o processo formação humana, investigando de que forma o ensino pode considerar e reconhecer as diferentes identidades culturais nas salas das instituições de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, com fundamentação nos pressupostos da Teoria Freireana. O recorte investigativo se delimita na etapa da Educação Infantil, focando  na  importância da valorização da identidade cultural das crianças no processo de ensino, aprendizagem e formação humana.  Os resultados alcançados demonstram a importância da valorização da identidade cultural das crianças, pois a partir dessa valorização, somada aos novos conhecimentos, a criança pode desenvolver-se intelectualmente, compreender o mundo à sua volta, as diferentes culturas, perceber a si mesma e aos outros, tornando-se um ser humano atuante no mundo, se constituindo um adulto autônomo e emancipado. Desse modo, conclui-se que uma Educação Infantil que considera as múltiplas identidades culturais das crianças torna-se um caminho possível para uma educação voltada à humanização e libertação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Furyama, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Participante do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados na Educação Infantil da FEUSP. Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Interlocutora do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do PET (CLAA) da UEM. Assessora especial na Pró-reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá. Compõe o Conselho Editorial de Livros da Editora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica. Bolsista de produtividade da Fundação Araucária da CP 23/2023.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Furyama, B. R., & Saito, H. T. I. (2025). Educação infantil e identidade cultural: caminhos freireanos para uma educação humanizadora. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1116–1128. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS03