Entre Escrevivências e Ciência

Perspectivas Étnico-Raciais na Educação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS04

Palavras-chave:

Escrevivência, Ensino de ciências, Relações étnico-raciais, Identidade racial

Resumo

O presente artigo investiga possibilidades de abordagem das identidades étnico-raciais no ensino de ciências a partir do método decolonial de pesquisa denominado escrevivência, que visa dar voz a mulheres negras, caladas historicamente, assim como excluídas dos espaços acadêmicos. Este artigo discute as dificuldades e estratégias elencadas por docentes ao abordarem as identidades étnico-raciais no ensino de ciências. Para tal, propusemos a professoras negras de ciências a produção de escrevivências sobre como trabalham as questões étnico-raciais em suas aulas. A partir dos relatos foi possível discutir com a literatura temas relacionados com as seguintes temáticas: A formação docente para práticas voltadas para as relações étnico-raciais; Seleção de temas e a relação com o currículo oficial; Estratégias didáticas para uma educação científica voltada para as relações étnico-raciais e Reflexões sobre a prática: desafios de realizar uma educação científica voltada para a Educação para as Relações Étnico-raciais. Foi possível relacionar o ensino de ciências com as relações étnico-raciais a partir dos temas: etnoastronomia, arqueoastronomia, interseccionalidade, gentrificação, racismo ambiental, epistemicídio e evolução. Concluímos que professoras negras de ciências têm saberes valiosos que podem enriquecer a abordagem das identidades étnico-raciais no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, /Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICASTELO). Professora PAP da EMEF Profa Ana Maria Alves Benetti da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui Bacharelado (1997) e Licenciatura (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Ciências, Área de Oceanografia Biológica, também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, como professora de Biologia da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e de escolas particulares. Atua nas áreas de Ensino de Biologia e Ciências, Educação Sexual e Formação de professores.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Dantas de Cesar, L. do N., & Miranda, M. A. G. de C. (2025). Entre Escrevivências e Ciência: Perspectivas Étnico-Raciais na Educação Científica . Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1142–1158. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS04