Quando a dignidade não cabe na ementa

uma análise da formação inicial de pedagogas(os) no Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12

Mots-clés :

Formação docente, Educação em Direitos Humanos, Pedagogia, Decolonialidade, Currículo

Résumé

Este apresenta a presença/ausência de indicadores da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos currículos dos cursos de Pedagogia no Brasil, a partir da análise de conteúdo de 220 Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de instituições públicas e privadas. Os resultados revelam que a EDH permanece marginalizada, com abordagens fragmentadas, pontuais e frequentemente eletivas, sem articulação interdisciplinar e sem centralidade na formação docente. A investigação adota uma abordagem qualiquantitativa e fundamenta-se em referenciais críticos e decoloniais, apontando que os princípios de igualdade, liberdade e identidade são os mais recorrentes, enquanto dimensões como relações étnico-raciais, de gênero, afetivo-sexuais e mais-que-humanas são escassamente abordadas. O estudo interpreta esses dados como expressão de um projeto de formação ainda ancorado em um mito universal de humanidade, que silencia outras formas de existência e conhecimento. Ao propor a EDH decolonial como prática ética e insurgente, o artigo defende uma formação que valorize a dignidade em sua dimensão relacional, política e planetária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Eliana Batista Souza, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Ciências da Educação e em Educação Brasileira.

Carlos Franscisco de Sousa Reis, Universidade de Coimbra (UC)

Carlos Francisco de Sousa Reis é graduado em filosofia e concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2008. Foi Professor Coordenador no Instituto Politécnico da Guarda e, atualmente, é Professor Assistente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professeur titulaire à la Faculté d'Éducation de l'Université Fédérale du Ceará (UFC), où il enseigne dans les programmes de licence, master et doctorat en éducation. Titulaire d'une licence, d'un master et d'un doctorat de l’UFC, il a réalisé un stage postdoctoral à l'École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sous la direction de Michel Löwy. Ancien directeur élu de la Faculté d'Éducation de l’UFC (2003–2011), il a également dix ans d'expérience dans l'enseignement de base. Ses domaines d’expertise incluent la formation des enseignants, les politiques éducatives, les mouvements sociaux, l’histoire de l’éducation, la sociologie et la philosophie de l’éducation. Il coordonne un projet de recherche sur les politiques publiques de formation des enseignants au Brésil. Membre de l'ANFOPE, évaluateur auprès de l'INEP/MEC, et collaborateur dans des partenariats universitaires avec des institutions en France, en Espagne, en Israël et au Chili. Il est membre de comités internationaux tels que Marx au XXIe siècle (Sorbonne) et auteur de littérature de cordel depuis 2018.

Téléchargements

Publiée

2025-09-11

Comment citer

Souza, E. B., Reis, C. F. de S., & Ribeiro, L. T. F. (2025). Quando a dignidade não cabe na ementa: uma análise da formação inicial de pedagogas(os) no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1342–1356. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12