ECOEDUCAÇÃO: um desafio permanente
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3265Résumé
A Educação é um desafio permanente, seja por questões da política de organização e operacionalização, seja pelo desenvolvimento das questões relacionadas ao ensino aprendizagem. O pensar e o atuar na área da educação tornam-se um convite a um envolvimento num estar em movimento (“EDUCERE”). Com o avanço das técnicas, da complexidade da sociedade, novas variáveis estão sendo acentuadas, sobretudo no que se refere ao TEMPO e ao ESPAÇO. O movimento da educação ocorre em contextos diversificados, tanto no espaço (“OIKOS”) concreto, como no virtual. Queremos propor uma reflexão a partir do movimento que ocorre em espaços diferentes, que subsidiem a discussão sobre a formação do pedagogo para este novo tempo, para que se supere a perspectiva de profissionais tarefeiros, dando lugar a indivíduos que assumam com maior intensidade uma ação-reflexiva capaz de real intervenção pedagógica, de maneira privilegiada no campo da escola. São destes pressupostos que nasce o termo ECOEDUCAÇÃO1, ou a provocação, fazendo com que o pedagogo assuma o movimento como característica de sua ação, de modo que esta seja operacionalizada nos diversos espaços dentro da sociedade.Téléchargements
Références
ALVES, G. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. 1999. Brasília: Mimeo.
CARNEIRO, M. LDB – leitura crítico-compreensiva. 1998. Petrópolis: Vozes.
CASTRO, C. O momento atual da educação e a LDB. 1997. Brasília: Mimeo.
FULLAN, M – HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente. Buscando uma educação de qualidade. 2000. Porto Alegre: ARTMED.
GUTIÉRREZ, F. Ecopedagogia e cidadania planetária. 1999. São Paulo: Autores Associados.
HERNÁNDEZ, F. (Org.). Aprendendo com as inovações nas escolas. 2000. Porto Alegre: ARTMED.
IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI. 2000. Porto Alegre: ARTMED.
KULLOK, M. Formação de professores para o próximo milênio: novo lócus? 2000. São Paulo: Annablume.
MACHADO, N. Anotações sobre o Seminário – Ensino Médio da ABEC. 2000. Campinas: Mimeo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1997. Rio de Janeiro: Qualitymark.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da Educação básica em cursos de nível superior. 2000. Brasília: MEC.
MORAES, W. E a lei sai da gaveta, in: “VISÃO” 19(1993)52.
PRELLEZO, J. – NANNI, C. –MALIZIA, G. (Org.). Dizionario di Scienze
dell’Educazione. 1997. Torino: Elle Di CI – SEI.
SACRISTÃ, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. 1991. Porto: Porto.
SANCHO, J. O Currículo e os temas transversais: misturar água e azeite e ou procurar uma nova solução? In: “PÁTIO” 2(1996)5.
SCHÖEN, D. Educando o profissional reflexivo, um novo design para o ensino e a aprendizagem. 2000. Porto Alegre: ARTMED.
TERRIE, A. Trabalho docente. Uma incursão no imaginário social brasileiro. 1998. São Paulo: EDUC.
TORRES, C. (Org.). Educação, poder e biografia pessoal. Diálogos com educadores críticos. 2000. Porto Alegre: ARTMED.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.