Nas interações é possível brincar... e no brincar se constrói a brincadeira

análises do documento Brinca Curitiba sobre cenários do brincar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05

Mots-clés :

Interação, Brincar, Brincadeira, Cenário do brincar

Résumé

O presente estudo analisa cenários do brincar na escola da criança, publicados no documento BRINCA CURITIBA (Curitiba, 2016). Esse documento é o relatório de um projeto de pesquisa do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que se organizou como caderno formação de professores, para compreensão do direito ao brincar como eixo central das práticas pedagógicas. Os cenários do brincar analisados, numa pesquisa documental, mostraram como as interações criança- criança e criança-adulto, bem como as interações com os espaços escolares, constituem o brincar e caracterizam a brincadeira por meio da fantasia e dos desafios. Assim, com a compreensão de que o brincar é uma forma de interação com o mundo e, entrelaçada com o brinquedo, produz brincadeiras, concluímos: os cenários do brincar são lugares que promovem interações e a reprodução interpretativa do contexto em que a criança vive, por meio da produção de cenas. E estas cenas caracterizam-se em brincadeiras que poderão ser compreendidas como narrativas do corpo criança. Assim, cenários do brincar poderão se constituir fundamento pedagógico da Educação Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/2004) e Pós-doutora em Contextos Educativos da Criança pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALE/2015). Atualmente é professora/pesquisadoras do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento, vinculado ao Núcleo de Estudos em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, do qual é líder.

Lorena de Fatima Naldony, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/2000). Mestre (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2016). Atualmente é professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento, vinculado ao Núcleo de Estudos em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR.

Déborah Helenise Lemes de Paula, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/2005) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2009). Especialista em Educação Física Escolar pela UFPR (2008). Mestre (2015) e Doutora em Educação também pela UFPR (2023). Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento, vinculado ao Núcleo de Estudos em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR.

Téléchargements

Publiée

2025-09-11

Comment citer

Garanhani, M. C., Naldony, L. de F., & de Paula, D. H. L. (2025). Nas interações é possível brincar. e no brincar se constrói a brincadeira: análises do documento Brinca Curitiba sobre cenários do brincar. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1484–1499. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO05