O sistema educativo angolano e a docência
desafios históricos e precariedades persistentes
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03Mots-clés :
Formação docente, Angola, Desigualdade social, Precarização docenteRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama que analisa a precarização da formação docente em Angola em articulação com os problemas sociais que afetaram o país, evidenciando como tais dimensões impactam diretamente a qualidade da educação básica. Partindo de uma abordagem histórico-crítica, ancorada em Gatti (2010), Saviani (1997), Samuels (2011) e Zau (2011), este artigo evidencia que o legado da colonização, os efeitos da guerra civil e os limites estruturais das políticas educacionais têm efeito negativo na formação inicial e nas condições de trabalho dos professores. Como conclusão, foi possível evidenciar que os problemas vivenciados na educação básica estão articulados, entre outros fatores, à ausência de uma política educacional que contemple a formação docente e que a superação desse cenário exige investimentos estruturais e uma concepção de formação comprometida com a transformação social.Téléchargements
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Publiée
2025-09-11
Comment citer
Muanda, M. M. S. C., & Santana, A. da C. M. (2025). O sistema educativo angolano e a docência: desafios históricos e precariedades persistentes. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1441–1451. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03
Numéro
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Artigos
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