A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS07Résumé
O presente trabalho tem como objetivo compreender a experiência educacional realizada na Escola Guatemala nas décadas de 1950 e 1960, sustentado pela tríade de conceitos: memória (LE GOFF, 1990; ROSSI, 2010), projeto (VELHO, 1999) e identidade (POLLAK, 1992). Os anos em que o mundo digladiava-se na Grande Guerra trouxeram resultados funestos para a economia de muitos países, especialmente aqueles em desenvolvimento. Isso determinou um reordenamento mundial, cada país adotando estratégias e medidas para suprir seus déficits. No campo da educação, o momento também reclamava uma reestruturação; era preciso encontrar mecanismos que atendessem à enorme demanda social gerada pela crise pós-guerra. Nesse contexto, nasceu a Escola Guatemala, inaugurada em abril de 1954 pelo governo do Distrito Federal, que se tornou no ano seguinte o primeiro Centro Experimental de Educação Primária do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a descaracterização do órgão após o golpe de 1964, a escola foi perdendo o status de “centro de experimentação”. Oficialmente, no entanto, deixou de ser experimental na década de 1970, quando o Inep foi transferido para Brasília.Téléchargements
Références
BOLZONI, L. L’arte della memória. In: GALLUZZI, P. (Org.). La fabbrica del pensiero: dall’arte della memoria alle neuroscienze. Milano: Electa, 1989. p. 47-79.
BRANDÃO, Z.; MENDONÇA, A. W. (Org.). Por que não lemos Anísio Teixeira? Uma tradição esquecida. Rio de Janeiro: Ravil, 1997.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
DUBY, G. A história continua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
LE GOFF, J. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et al. Campinas:
Unicamp, 1990.
LIMA, C. N. Ciência e arte de educar: a experiência da Escola Guatemala. 2004. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
MANIFESTO dos pioneiros da Educação Nova: a reconstrução educacional no Brasil. São Paulo: Companhia Editôra Nacional, 1932.
MEIRELES, C. O espírito victorioso. Tese apresentada ao Concurso da Cadeira de Literatura da Escola Normal do Distrito Federal em 1929. (Obra não publicada).
MENDONÇA, A. W.; XAVIER, L. N. (Org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos de 1950/1960. Brasília: Inep, 2008.
NEVES, M. S. A educação pela memória. Teias, v. 1, n. 1, p. 9-15, jan./jun. 2000.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto
História, v. 10, p. 7-28, dez. 1993.
PASSOS, C. O. Escola Guatemala: uma conversão do olhar para a construção do currículo de uma escola experimental. 1996. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
PINHEIRO, L. M. A escola experimental do INEP. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 1956, Salvador. Anais... Salvador: ABE, 1956.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, jul./dez. 1992.
ROSSI, P. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Unesp, 2010.
SILVA, A. S. B.; PINHEIRO, L. M.; CARDOSO, R. F. Método misto de ensino da leitura e escrita e história da abelhinha: guia do mestre. Rio de Janeiro: Companhia Editôra Nacional, 1968.
TEIXEIRA, A. A educação não é privilégio. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
VELHO, G. Memória, identidade e projeto. In: VELHO, G. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 97-105.
VEYNE, P. Como se escreve a história. 2. ed. Brasília, DF: UnB, 1972.
XAVIER, L. N. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no
projeto dos centros brasileiros de pesquisas educacionais CBPE/INEP/MEC (1950/1960). Bragança Paulista: Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação; Instituto Franciscano de Antropologia; Universidade São Francisco, 1999.
YATES, F. A. A arte da memória. Campinas: Unicamp, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.