Sobre algumas contradições da forma escolar

Auteurs

  • Marcos Villela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2659

Résumé

Este trabalho visa a colocar em questão algumas contradições que aparecem na forma escolar de um modo geral e, em particular, no fenômeno da educação brasileira contemporânea. São elas: que o direito à educação converteu-se na escolarização obrigatória, transformando o que era uma reivindicação política em uma condição compulsória, cuja desobediência é punível pela lei; e que esse modelo de educação-para-todos vem contribuindo para modelar a escola como uma “instituição total”. Pautado no resgate histórico de alguns ideais iluministas e da evolução do capitalismo contemporâneo, o artigo chega à atual realidade brasileira com o intuito de especular alguns modos de funcionamento da escola como instituição que busca emancipar e, ao mesmo tempo, controlar.

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Publiée

2010-07-07

Comment citer

Villela Pereira, M. (2010). Sobre algumas contradições da forma escolar. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 633–643. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2659