Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário

Auteurs

  • Márcia Souza Hobold Univille
  • Silvia Simão de Matos Univille

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2437

Résumé

A formação continuada é um processo que perpassa a vida profisisonal dos professores e está presente tanto nos espaços formais de aprendizagem, quanto nas experiências reflexivas decorrentes das atividades profissionais docentes. Considerando esta temática, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo estudar o processo de desenvolvimento profissional de uma professora universitária diante da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sua prática docente. A coleta de dados contemplou: 1) a identificação de diferentes aspectos relacionados ao desenvolvimento do professor nos contextos pessoal, social e profissional; 2) o relato das principais mudanças apresentadas na sua prática docente a partir do uso das TICs; e 3) o reconhecimento dos estímulos internos e externos envolvidos no processo de mudança quanto ao uso de ferramentas tecnológicas. A professora pesquisada, identificada como Ana, trabalha há 54 anos na docência, dos quais, 33 anos como professora formadora do ensino superior. Fundamentaram teoricamente a pesquisa Huberman (1992), Vygotsky (1993, 2000), Lévy (1997), Romanowski (2007), Santos (2002) e Nóvoa (2000). Os resultados apontaram para a influência de significações constituídas no âmbito pessoal e profissional, destacando-se características como aprendizado constante, investimento permanente na sua formação, atuação com foco no aluno e estudo e desenvolvimento de estratégias inovadoras para o processo ensino-aprendizagem. A prática docente da professora formadora é permeada pela abstração e generalização de conceitos apreendidos nas interações sociais, culturais e históricas. A professora demostrou que, independente da idade, continua investindo na constituição da sua profissionalidade docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Portugal: Porto, 2000. p. 79-110.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto, 1992. p. 31-61.

JESUS, S. N. de; SANTOS, J. C. V. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Revista Educação, ano 27, n. 1, p. 39-58, 2004. Disponível em:

<http://caioba.pucrs.br/faced/ojs/index.php/faced/article/viewFile/373/270>. Acesso em: 19 nov. 2008.

LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1997.

MATTOS, S. A revolução dos instrumentos de comunicação com os públicos: como atingir com eficácia os públicos da empresa em tempo de internet e super rodovia da informação. Porto Alegre: Comunicação Integrada Editores, 1995.

______. Os modernos instrumentos de comunicação organizacional. Rastros – Revista virtual do Núcleo de Estudos em Comunicação, ano 3, n. 3, 2001.

Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/rastros/

article/view/6058/5524>. Acesso em: 20 nov. 2008.

NÓVOA, A. Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 2000.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. Curitiba:

Ibpex, 2007.

SANTOS, L. L. de C. P. Formação de professores e saberes docentes. In:

SHIGUNOV NETO, A. S.; MACIEL, L. S. B. (Org.). Reflexões sobre a

formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 89-102.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______.Vygotsky: manuscrito de 1929. Revista Educação e Sociedade, v. 21, n. 71, p. 24-40, 2000.

Téléchargements

Publiée

2010-07-07

Comment citer

Souza Hobold, M., & Simão de Matos, S. (2010). Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 317–333. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2437