A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS07

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de fluência e inclusão digital mediante o aprender fazendo, por crianças participantes de oficina de linguagem de programação Scratch e robótica educacional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa observações, filmagens, fotografias e diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Mediante a análise dos dados, observou-se que a linguagem Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autonomia, a autoria, o cooperativismo e a inclusão digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem fluentes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edjane Mikaelly Silva de Azevêdo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Cognição, Tecnologias e Instituições, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018); Tem especialização em Educação e Contemporaneidade, pelo IFRN (2018); Licenciada em Computação e Informática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), 2016; Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2010. 

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Possui formação na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais, Graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia (1996); Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora adjunto IV da UFAL, estando lotada no Centro de Educação. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicologia social, tecnologias digitais, informática na educação e educação a distância.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Azevêdo, E. M. S. de, & Francisco, D. J. (2018). A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 739–759. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS07