A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS07

Résumé

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de fluência e inclusão digital mediante o aprender fazendo, por crianças participantes de oficina de linguagem de programação Scratch e robótica educacional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa observações, filmagens, fotografias e diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Mediante a análise dos dados, observou-se que a linguagem Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autonomia, a autoria, o cooperativismo e a inclusão digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem fluentes digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edjane Mikaelly Silva de Azevêdo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Cognição, Tecnologias e Instituições, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018); Tem especialização em Educação e Contemporaneidade, pelo IFRN (2018); Licenciada em Computação e Informática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), 2016; Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2010. 

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Possui formação na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais, Graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia (1996); Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora adjunto IV da UFAL, estando lotada no Centro de Educação. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicologia social, tecnologias digitais, informática na educação e educação a distância.

Téléchargements

Publiée

2018-09-28

Comment citer

Azevêdo, E. M. S. de, & Francisco, D. J. (2018). A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 739–759. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS07