Os livros didáticos e a formação da identidade de gênero nas escolas étnicas polonesas do Paraná nos anos de 1930

Auteurs

  • Valquíria Elita Renk Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO01

Résumé

Este artigo se insere na História da educação. Discute o papel da escola e do livro didático na formação, na construção e conformação de uma identidade de gênero. O recorte temporal são as primeiras décadas do século XX e circunscreve-se às escolas étnicas polonesas no Paraná. A pesquisa foi realizada com a análise documental do livro didático Elementarz – Dla dzieci polskich w Brasylji (Primeiro livro – Para as crianças Polonesas no Brasil), de autoria de Konstanty Lech de 1936. É um livro de alfabetização que traz os vestígios de uma concepção de educação nas escolas étnicas polonesas. Nestas escolas as moças tinham uma educação voltada para o trabalho no lar, aos cuidados com a casa e a família e os rapazes para as tarefas ao ar livre nas florestas e campos. O ensino em língua polonesa era uma forma de manter a identidade étnica. A História Cultural orienta a análise do corpus documental, mostrando como o livro didático contribui na incorporação de valores sociais, atitudes e condutas, além de construir nos indivíduos uma representação deles mesmos e uma interpretação social com o mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valquíria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2009).

Professora Permanente do Mestrado em Bioética na PUCPR e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas na PUCPR. 

Téléchargements

Publiée

2018-09-28

Comment citer

Renk, V. E. (2018). Os livros didáticos e a formação da identidade de gênero nas escolas étnicas polonesas do Paraná nos anos de 1930. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 866–889. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO01